Antonio Barros e Cecéu serão homenageados com a Medalha Cultural ‘Augusto dos Anjos’

0
54

Antonio Barros Silva e Mary Maciel Ribeiro, os artistas “Antonio Barros e Cecéu”, vão ser homenageados pela Assembleia Legislativa da Paraíba com a Medalha Cultural “Augusto dos Anjos”. Tramita na Casa de Epitácio Pessoa o projeto de lei 107/2016, de autoria do deputado Hervázio Bezerra e já publicado no Diário do Poder Legislativo. A previsão é de que na próxima semana a matéria passe por Comissões e na seqüência vai a plenário para votação. Em 11 de março Antonio Barros completa 86 anos de idade.

Hervázio Bezerra destaca que “Antonio Barros e Cecéu são patrimônios culturais da Paraíba e do Brasil e a medalha “Augusto dos Anjos” é uma justa homenagem em reconhecimento a esses talentosos artistas paraibanos”, pontuou. A Medalha foi criada em 1999 por iniciativa do então deputado estadual Ricardo Coutinho e já foi concedida a diversas pessoas que contribuem com a cultura.

Antonio Barros é autor de cerca de 1.000 músicas, o autêntico forró pé-de-serra. Em 1971 conheceu Cecéu e desde então o casal compõe grandes sucessos da música nordestina e brasileira. Composições gravadas por muitos artistas. O maior compositor da música nordestina nasceu em 11 de Março de 1930 na cidade de Queimadas, Paraíba.

MARY MACIEL RIBEIRO “Cecéu” Nasceu em 2 de Abril de 1950 na cidade de Campina Grande. Quando Antonio Barros e Cecéu se encontraram em 1971 formaram uma parceria no trabalho musical e no amor. Passaram a compor juntos e são autores de muitos sucessos.

Homem Com H, Por Debaixo Dos Panos, Bate Coração, como também as famosas Procurando Tu, Casamento Da Maria, Sou O Estopim, Amor Com Café, Forró Do Poeirão, Forró Do Xenhenhém, Óia Eu Aqui De Novo; são algumas das canções que fazem parte do acervo de músicas autorais dessa dupla e gravadas por expressivos nomes da MPB como Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alcione, Ivete Sangalo, Fagner, Gal Costa, MPB-4 e os saudosos Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês.

Comentários