Deputados aprovam projeto que obriga divulgação de índice de infecção hospitalar

0
28

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta terça-feira (19) projeto de lei do deputado Dinaldo Wanderley (PSDB) que torna obrigatória a divulgação de informação sobre o Índice de Infecção Hospitalar pelos hospitais da rede pública e privada de saúde do Estado da Paraíba.

“Todos os hospitais serão obrigados a fixar na sua entrada, em partes mais visíveis, o seu índice de infecção, para que a população saiba que aquele hospital tem condições de estar funcionando”, disse Dinaldinho. Segundo ele, com a lei, a própria popuçação vai poder fiscalizar os hospitais, e também a imprensa, além dos órgãos de fiscalização.

De acordo com o deputado, a lei vale tanto para hospitais públicos como da iniciativa privada.

O líder do Governo, deputado Hervázio Bezerra (PSB), até o momento não vê problemas no projeto do deputado oposicionista.No mérito, ele defende, por ser importante para o combate à infecção hospitalar.

“Tudo que for feito para tentar contribuir para a diminuição da infecção hospitalar, razão de morte provada e comprovada de muitos pacientes que entram em alguns hospitais com uma patologia e saem com dez ou chegam a óbito, isso é público e notório, é em função da infecção hospitalar.

Hervázio disse que ainda não sabe o posicionamento do governador Ricardo Coutinho sobre a matéria.

“Nós aprovamos, não sei se o Governo vai vetar ou não, mas eu acho que em princípio, eu acho que o pensamento de todos aqui é não querer causar polêmica em cima disso”, explicou. “Não analisei tecnicamente. Se o Governo vier a vetar, aí sim, nós vamos fazer um debate de mérito mais acurado”, completou Hervázio.

Comentários