Paraíba tem 22 municípios com crise de abastecimento

0
45

Vinte e duas cidades da Paraíba estão com o sistema de abastecimento de água paralisado, diz a Secretaria do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia da Paraíba. São elas: Riacho de Santo Antônio, Cuité, Damião, Tacima, Dona Inês, Riacho de Bacamarte, Algodão de Jandaíra, Puxinanã, Montadas, Areial, Serra Redonda, Maturéia, Princesa Isabel, Diamante, Boa Ventura, Carrapateira, São João do Rio do Peixe, Triunfo,  Desterro, Cacimbas, Nova Floresta e Logradouro.

Para o secretário João Azevedo, a população precisa mudar hábitos para que essa situação não piore. “Estamos aproveitando essa semana que se comemora o dia internacional da água para conscientizar a população da importância da preservação das matas para que aconteça a produção da água”, explicou.

Ele alerta, que apenas as barragens da região do Litoral, como Gramame/ Mamuaba, Maré e Araçagi, passam de 80% da sua capacidade de armazenamento, já as demais barragens do estado estão em situação críticas, como Coremas, Boqueirão que estão muito abaixo dos seus níveis e estão em estágio preocupante.

João Azevedo afirma que o Governo da Paraíba tem realizado duas frentes de atuação na tentativa de amenizar e combater a falta de água que afeta centenas de paraibanos. “A primeira são ações estruturantes para quando a transposição do Rio São Francisco chegar, a Paraíba ter a condição de atender prontamente a essas cidades e as outras ações é emergencial”, disse.

A água que abastece as cidades vem de outros lugares em caminhões-pipa. Segundo Azevedo, estão sendo distribuídas caixas d’água para funcionar como chafariz dentro dos municípios, existe ainda a perfuração de poços, a construção de 2500 barragens subterrâneas, a distribuição de filtros, além da ação de monitoramento das barragens, para tentar atender a situação de emergência.

As informações foram prestadas durante evento realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), na manhã desta terça-feira (22), que se celebra o Dia Mundial da Água. A temática  “Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos”, foi debatida através de várias atividades, como exposição de trabalhos, palestras e debates, realizados em parceria com a Arquidiocese da Paraíba, Secretaria de Recursos hídricos, Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia do Estado, Cagepa e Universidade Federal da Paraíba.

Comentários