Projeto Estacine exibe filmes ‘Frida’ e ‘Miss Potter’ neste fim de semana

0
43

Neste fim de semana, o projeto Estacine vai apresentar dois filmes diferentes. No sábado (3) será exibido o filme “Frida” e no domingo (4) tem início ‘Miss Potter’.  As exibições começam às 16h, na Estação das Artes Luciano Agra, prédio ao lado da Estação Cabo Branco, no bairro do Altiplano, em João Pessoa.   As sessões são gratuitas e acontecem no miniauditório III.

Frida – O filme, que será exibido neste sábado (3), é dirigido por Julie Taymor e tem duração de 2h30, com classificação etária de 14 anos. “Frida” fala da relação complexa e duradoura da artista plástica Frida Kahlo com o seu marido Diego Rivera e do seu caso com Leon Trostsky, além de envolvimentos românticos com outras mulheres. Frida levou uma vida intensa e sem limites, tanto na política com nas artes.

Frida Nasceu em 1907 no México, mas gostava de declarar-se filha da revolução ao dizer que havia nascido em 1910. Sua vida sempre foi marcada por grandes tragédias; aos seis anos contraiu poliomielite, o que a deixou coxa. Já havia superado essa deficiência quando o ônibus em que passeava chocou-se contra um bonde. Ela sofreu múltiplas fraturas e uma barra de ferro atravessou-a entrando pela bacia e saindo pela vagina. Por causa desse acidente, fez várias cirurgias e ficou muito tempo presa em uma cama.

Começou a pintar durante a convalescença, quando a mãe pendurou um espelho em cima de sua cama. Frida sempre pintou a si mesma. “Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”.

Miss Potter – As criações de Beatrix Potter, personagem que dá nome ao filme. A escritora de livros infantis mais inspirada de todos os tempos encantou gerações. Várias de suas histórias foram adaptadas para o teatro, cinema e televisão, mas sua vida foi sua história mais impressionante. Mesmo vivendo em uma sociedade altamente rígida, tornou-se um fenômeno da literatura e um exemplo de mulher no início do século XX. Em uma época em que a maioria das mulheres de sua classe social desejava apenas conseguir um bom casamento, Beatrix tornou-se um ícone por defender aquilo em que sempre acreditou.

Mês das mulheres

Para o mês de março, o projeto Estacine vai ter uma programação exclusiva voltada para as mulheres. Confira abaixo os filmes que serão exibidos nos fins de semana do mês:

05/03 – Frida
06/03 – Miss Potter
12/03 – Irmã Dulce
13/03 – Gigi
19/03 – Evita
20/03 – Sylvia – Paixão além das palavras
26/03 – Memórias de uma Gueixa
27/03 – Wlat nos bastidores de Mary Poppins

Serviço

Sábado (5) – Filme: “Frida – 16h
Ano Lançamento 2002
Gênero Biografia, Drama
País de Origem EUA, Canadá e México
Duração 120 minutos
Direção Julie Taymor
Classificação 16 anos

Domingo (6) – Filme: “Miss Potter” – 16h
Ano Lançamento 2006
Gênero Drama
País de Origem Reino Unido / EUA / Isle Of Man
Duração 92 minutos
Direção Chris Noonan
Classificação 10 anos

Comentários