Prefeitura apoia projeto de dança para crianças de Mangabeira II

0
37

Um dos projetos patrocinados pelo Fundo Municipal de Cultura está mudando a rotina de meninas carentes do bairro de Mangabeira II. O “Nova Vida Através da Dança” oferece oportunidade a prática do balé clássico. O projeto é financiado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Diana Nascimento, idealizadora do projeto, ressaltou a importância de proporcionar a atividade para as crianças do bairro Mangabeira II. “Estamos inseridos em uma comunidade carente e as crianças querem dançar, mas têm pouca condição para custear, principalmente o figurino, que é o mais caro, então o apoio do Fundo Municipal de Cultura facilita para que elas possam ter acesso à prática do balé”, disse a professora.

O projeto que iniciou nova turma no mês de abril, também proporciona a atividade para crianças especiais. “Hoje temos crianças autistas e com Síndrome de Down participando das aulas e é muito gratificante ver a interação dessas crianças com as colegas e o desenvolvimento da coordenação motora delas”, afirmou Diana Nascimento.

Além das aulas práticas, o estúdio de dança promove aulas teóricas, abordando a história do balé e noções de cidadania. Vinte e cinco crianças estão inscritas para as aulas que acontecem duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras, no turno da tarde. São oito meses de aulas e o encerramento das atividades está previsto para o mês de novembro, com certificação e apresentação das alunas.

Geovana Mirella de sete anos revelou que quer crescer dentro da dança e mostrou-se entusiasmada com a possibilidade da apresentação no final do ano. “Quero que minhas amigas e a minha família possam me ver dançar”, disse. Segundo Valderléia Dantas, mãe de Geovana, as aulas de dança estão auxiliando a filha a superar a timidez. “Ela ficou sabendo do curso e pediu para se matricular. As aulas têm ajudado muito no relacionamento dela com as outras crianças, o que é muito bom para o desenvolvimento dela”, afirmou Valderléia.

FIC_Ballet_Foto_RafaelQueiroz 144Segundo Socorro Evangelista Leite, mãe de Rayanny Kelly Leite, de sete anos, a filha também sonha com o grande palco. “Ela é muito interessada, com quatro anos de idade ela pediu para estudar balé e não perde uma aula”, afirmou.

Fundo Municipal de Cultura – É um mecanismo de política pública que proporciona a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas no município de João Pessoa, para a realização de projetos culturais. Foi instituído pela Prefeitura de João Pessoa em dezembro de 2001, através da Lei nº 9.560 e regulamentado pelo Decreto nº 4469. Na forma de projetos, abrange as áreas de música, dança, teatro, circo, ópera, audiovisual, literatura, pintura, escultura, fotografia, artes gráficas, cerâmica, grafite, desenho, vídeo arte, cultura popular, artesanato, museologia, entre outras.

 

Comentários