Hospital amplia área para atendimento de urgência e emergência em pediatria

0
84

A ala infanto-juvenil do Pronto Atendimento do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, foi ampliada. A área, destinada a casos de urgência e emergência, ganhou novos leitos, passando a dispor de 9. Destes, três são monitorizados – ou seja, equipados para assistência de casos mais graves – e um é reservado para receber as crianças que precisarem ficar em um ambiente separado das demais.

A inauguração da ampliação será segunda-feira (31), às 8 horas, durante um café da manhã. No mesmo dia, os pacientes já poderão ser atendidos na nova área, que fica no primeiro andar.

A ampliação possibilitará uma melhor acomodação e aumentará o conforto. Os pacientes menores de cinco anos ficarão no local que já existia. As crianças a partir dessa idade e os adolescentes serão direcionados para o novo espaço criado com a ampliação.

Toda a ambientação da ala foi pensada dentro de uma proposta de humanização. Cores, desenhos e disposição dos leitos seguem os conceitos de uma arquitetura humanizada, buscando o bem-estar dos pacientes e seus acompanhantes.

Alta complexidade

Referência em alta complexidade, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley também disponibiliza esse tipo de atendimento para os pacientes pediátricos. A ampliação da ala infanto-juvenil vem reforçar essa assistência.

No Alberto Urquiza, os pacientes pediátricos contam com duas unidades de terapia intensiva – UTIs Pediátrica e Neonatal – e uma Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (Ucin). O hospital dispõe, ainda, de um centro cirúrgico com equipe especializada para fazer cirurgias eletivas e de emergência nos pacientes pediátricos.

Atenção especial

Mas, os cuidados com os pequenos pacientes não param por aí. O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que é o único da Paraíba com Acreditação Plena Nível 2 – um certificado de qualidade da rede hospitalar – tem uma atenção especial com as crianças e adolescentes.

O diferencial começa já ao nascer, quando o recém-nascido é estimulado a mamar nos primeiros minutos de vida. Além disso, desde o momento do nascimento, mãe e bebê ficam juntos, estreitando ainda mais os laços afetivos.

As crianças e adolescentes contam com uma ala de internação própria e um atendimento diferenciado, feito por uma equipe multiprofissional especializada. Para ajudar os pequenos a aderirem ao tratamento, foi criado o Projeto Paciente Exemplar. Quem toma toda a medicação ganha uma coroa e um diploma para ser a princesa ou o príncipe do hospital

O cuidado também está na alimentação. A equipe de nutrição pensa em uma alimentação que atenda à prescrição médica, mas que agrade ao paladar dos pequenos pacientes. E se a criança tem autorização médica, pode passar alguns momentos na brinquedoteca, onde se divertirá com o acompanhamento de profissionais do hospital.

Diante de todo esse cuidado, o Hospital Alberto Urquiza está buscando o título de Hospital Amigo da Criança e da Mulher, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Ministério da Saúde. A instituição já segue todos os passos para ter a certificação.

Comentários