Confira os horários de celebrações nesta Sexta-feira

0
45

Os católicos vivenciam nesta sexta-feira (25) a memória da Paixão de Jesus Cristo e sua morte na Cruz, com um dia de oração, reflexão, jejum e penitêntia. Na Paraíba, as dioceses prepararam uma programação especial para dentro das celebrações da Semana Santa. Confira abaixo as celebrações e os respectivos horários que os bispos realizam as celebrações nas catedrais.

Em João Pessoa, às 9h, vai ser realizada a Via-Sacra na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro da cidade. Às 12h tem Ofício da Agonia do Senhor. E às 15h a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida da Procissão com a imagem do Senhor Morto. No Sábado Santo (26), às 19h, começa a Vigília Pascal na Catedral.

E no Domingo da Ressurreição do Senhor (27), a Páscoa, vão ser celebradas três missas na Catedral às 6h, 9h (presidida por Dom Aldo) e às 18h.

“Para que o amor renasça, o cristão passa por uma crucifixão do próprio egoísmo. Não há Cristo sem sua cruz. Cristão não se nasce, mas se gera num processo permanente. O caminho da cruz supera nossos instintos egoístas, primitivos. Pela cruz exercitamos a liberdade de amar, ser amado, construindo a vida em base à solidariedade fraterna. As provações exercitam-nos no desapego de nós mesmos”, afirma Dom Aldo Pagotto.

Campina Grande
Nesta sexta também ocorre a Celebração da Paixão, às 15h, e a Procissão do Senhor Morto, que leva a imagem de Jesus pelas ruas da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz.

No Sábado de Aleluia, Dom Delson preside a celebração às 20h, quando acontece a Bênção do Fogo e a Vigília Pascal. Aos que forem à Catedral de Nossa Senhora da Conceição nesta noite, é pedido que leve uma vela para o momento da vigília.

Já no Domingo de Páscoa, a Igreja celebra “o mistério central da vida cristã: a vitória da graça sobre o pecado e a inauguração de um novo tempo de graça e santidade, de vida plena e eterna, tempo de esperança e de paz no Senhor Ressuscitado”, explica Dom Manoel Delson, que preside celebração na Catedral às 10h. No mesmo dia também acontecem missas às 17h e às 19h30.

Cajazeiras

Na diocese de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, que está sem bispo, as celebrações na Catedral Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que fica no Centro da cidade, vão ser presididas pelo Bispo Emérito Dom José González Alonso, que teve sua renúncia aceita em 2015, quando completou 75 anos, idade em que todo Bispo deve apresentar seu pedido de renúncia, de acordo com o Código de Direito Canônico da Igreja Católica.

A celebração da Paixão acontece às 16h. E no sábado, às 22h, vai ser realizada a Vigília Pascal. Já no Domingo de Páscoa, a celebração acontece às 17h.

Patos

Na Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos, vai ser realizada uma Via Sacra, às 6h, e às 11h será rezando o Ofício da Agonia. Às 15h30 acontece a celebração da Paixão do Senhor e, em seguida, a Procissão do Senhor Morto.

No sábado, às 19h, acontece a Vigília Pascal. Por fim, no domingo de Páscoa, às 9h, 16h30 e 19h são celebradas as missas, todas presididas pelo bispo Dom Eraldo Bispo.

Guarabira

O bispo diocesano de Guarabira, dom Francisco Lucena vai presidir as celebrações da Sexta-feira Santa na Catedral Nossa Senhora da Luz, no Centro da cidade.

Às 17h é celebrada a Paixão de Jesus e, em seguida, às 19h, vai ser realizada a procissão do Senhor Morto. Às 22h30, na frente da Catedral, uma peça sobre a Paixão de Jesus Cristo será encenada.
No sábado, às 21h, acontece a Vigília Pascal. E no domingo, às 8h30, a missa de ressurreição, com o bispo.

 

G1

Comentários