Covid-19: Paraíba deve iniciar vacinar jovens de 12 a 17 anos em setembro, antecipa secretário

0
213

A Paraíba deverá iniciar a vacinação dos adolescentes com idades entre 12 a 17 anos em setembro, no máximo no início de outubro, afirmou o secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista à TV Cabo Branco, nesta segunda-feira (12).

O início da imunização dessa faixa etária é envolto de expectativa, devido à previsão da retomada das aulas presenciais na rede estadual, previstas para a partir de setembro, conforme já anunciado pelo governo.

Segundo Geraldo Medeiros, “a previsão é de que a população acima de 18 anos da Paraíba vai ser vacinada com a D1, no final de setembro ou outubro”.

Após isso, os adolescentes serão vacinados, provavelmente com doses da Pfizer ou da Coronavac, que foram os únicos imunizantes testados nessa faixa etária com resultados positivos. A Pfizer, inclusive, já está sendo testada em bebês nos Estados Unidos e Europa.

Mais doses

O otimismo em relação ao início da vacinação dos pré-adolescentes e adolescentes na Paraíba vem da chegada de novas doses de vacina no estado. O secretário disse que a previsão é de que cheguem 150 mil a 160 mil doses por semana neste mês de julho.

“No mês de agosto a média é de 200 mil a 250 mil doses chegando também. Isso predispõe a uma campanha mais intensa, mas ampla, em ordem decrescente de 59 anos a 18 anos”, pontuou o secretário.

Para esta semana, devem chegar das quarto marcas adquiridas pelo Ministério da Saúde – AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer – apesar de não ter o quantitativo confirmado de cada uma delas.

Comentários