João Azevêdo recebe ministro Milton Ribeiro, pleiteia investimentos e apresenta ações exitosas da Educação da Paraíba

0
9

O governador João Azevêdo recebeu, nesta segunda-feira (26), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ocasião em que foram apresentados os projetos do Governo do Estado para fortalecer o sistema de ensino nos níveis básico, fundamental e médio, bem como foram pleiteadas parcerias para melhoria na infraestrutura de unidades escolares, apoio para o financiamento das escolas de ensino integral, implantação de laboratórios e de centro de mídias para produção de aulas virtuais.

“Nós tivemos a oportunidade de apresentar ao ministro o que é a educação da Paraíba, o fato de nós sermos o primeiro estado do Brasil a ter o maior percentual de escolas do ensino médio em tempo integral, mas das 302 unidades escolares, apenas 66 recebem financiamento. Nós também pleiteamos a criação do Centro de Mídias para produção de aulas on-line, considerando que temos o melhor ensino à distância e eu espero que possamos obter frutos das demandas apresentadas”, frisou o chefe do Executivo estadual.

Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, fez uma explanação de projetos exitosos desenvolvidos pela gestão estadual, a exemplo do Integra Educação PB, que já conta com a adesão dos 223 municípios paraibanos e tem como objetivo alfabetizar 100% das crianças na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino.

Também foram destacados os programas Se Liga no Enem, Desafio Nota 1000 e Primeira Chance, além das obras de reforma e construção de escolas e ginásios e de implantação de laboratórios.

Por sua vez, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, elogiou os avanços no ensino da Paraíba. “Nós parabenizamos o governador pelos índices e os avanços da educação do estado, o que demonstra o comprometimento com o segmento e temos o compromisso de fazer com que os recursos cheguem porque o nosso trabalho é investir na educação”, comentou.

Estiveram presentes o secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas; presidente do FNDE, Marcelo Ponte; reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia; e o pró-reitor de Planejamento da UFPB, Paulo de Tarso.

Ainda participaram da reunião, os secretários Ronaldo Guerra (chefe de Governo); Gabriel Gomes (secretário executivo de Gestão Pedagógica); Elis Regina (secretária executiva de Administração de Suprimentos e Logística da Educação); e o deputado estadual Wilson Filho.

Comentários