Após limpeza, 40 toneladas de lixo são recolhidas das praias de João Pessoa

0
8

Aproximadamente 40 toneladas de resíduos foram coletados na faixa de areia em todo o litoral da Paraíba, nos últimos sete dias pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Além de João Pessoa, cidades litorâneas da região metropolitana, como Conde e Cabedelo, também estão recolhendo grandes quantidades de lixo vindo do mar.

Foram encontrados diversos tipos de materiais plásticos, como brinquedos, utensílios domésticos – a exemplo de restos de chuveiros e tampa de vaso sanitário, utensílios de cozinha – panelas e tábua de carne, além de calçados e vegetação de mangue. Todos os resíduos foram transportados ao Aterro Sanitário.

As equipes realizaram vistorias em desembocadouros de rios e em maceiós. A hipótese atual é de que o lixo vem de outros estados, transportados à faixa de areia de João Pessoa por uma série de marés altas e correntes marinhas.

Participaram da ação 40 agentes de limpeza. O serviço tem sido intensificado desde a última sexta-feira (16), devido ao aparecimento de grandes quantidades de resíduos, provavelmente trazidos de outros estados pelo mar.

A limpeza nas praias conta com o apoio de vários grupos de voluntários e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que está investigando a origem dos resíduos que estão surgindo na faixa de areia. A pesquisa está sendo feita com representantes das secretarias de Meio Ambiente das cidades do Conde e de Cabedelo, que integram a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).

A verificação da chegada destes detritos nas praias de Conde aconteceu dia 13 de abril. A Secretária de Meio Ambiente intensificou a coleta de lixo nas praias, mesmo limitada por estar trabalhando com um contrato de emergência. A própria equipe administrativa se disponibilizou para contribuir em ações que aconteceram nos dias 15 e 17 deste mês.

Comentários