Começam inscrições para 200 vagas no programa Bolsa Universitária de João Pessoa

0
105
UnB foi a primeira universidade federal a adotar sistema de cotas raciais UnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004 Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGE

Começam nesta quarta-feira (21), as inscrições para a seleção do programa Bolsa Universitária da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para o ano de 2021. A iniciativa oferta 200 vagas a estudantes que integram o Cadastro Único (CadÚnico), sejam ou não beneficiários do Bolsa Família.

De acordo com as regras do programa, estudantes contemplados com o Bolsa Família recebem bolsa municipal com o valor correspondente a um sexto do salário mínimo vigente, ou seja, R$ 183,33. Já os que estão apenas no CadÚnico recebem a Bolsa Universitária no valor de um terço do salário mínimo vigente, o que significa R$ 366,66. O programa é voltado para os estudantes de Ensino Superior residentes no município de João Pessoa, matriculados em instituições públicas ou particulares.

Conforme o edital, do total de vagas, 150 serão destinadas para alunos cujas famílias estão cadastradas no CadÚnico e são beneficiadas pelo Bolsa Família, outras 50 vagas serão para selecionados que estejam inscritos no CadÚnico e a família não receba o Bolsa Família. Do total de vagas, 10% são reservadas às pessoas com deficiência.
Como se inscrever

As inscrições acontecem até 21 de maio, por meio do site da Prefeitura de João Pessoa. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico que estará disponível na sessão ‘Destaques’. O resultado final, após recursos, será divulgado no dia 30 de junho. Os contemplados terão entre os dias 1º e 15 de julho para cadastramento junto ao Bolsa Universitária. Em 30 de julho acontece a palestra obrigatória para os novos beneficiários.

No processo de inscrição, os candidatos devem anexar seus documentos obrigatórios para a solicitação do benefício como Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atualizado e comprovante de rendimento seu ou da família. No site também estará disponível aos candidatos que forem menores de idade o Documento de Autorização para Menores, que deve ser feito o download, preenchido e anexado ao formulário eletrônico.

O benefício é gerido Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Atualmente, o programa dá assistência estudantil a 142 pessoas. “O Bolsa Universitária vem para estimular e garantir a continuidade da educação porque acreditamos que ela é uma ferramenta imprescindível para o crescimento de cada um. O programa é totalmente arcado com recursos próprios”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Felipe Leitão.

Comentários