Morre Newton de Araújo Leite ex-superintendente do HU de João Pessoa

0
20

Morreu nesta segunda-feira (19), Newton de Araújo Leite, ex-superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), em João Pessoa. A confirmação de Newton foi dada pela instituição de ensino e pelo HU através de notas pesar. A causa da morte não foi informada.

Newton Leite, participou diretamente de momentos históricos do hospital-escola da UFPB. No fim da década de 1960, ele liderou a equipe responsável por administrar a construção do prédio que hoje abriga o HULW e de planejar todos os atos necessários à sua implantação.

Ocupou o cargo de diretor-superintendente do HULW por dois mandatos. Foi o primeiro diretor-superintendente do Hospital Universitário (1976 a 1981) e é destacado como um dos principais agentes que viabilizaram a edificação do centro de saúde. Entre 1988 e 1992, ocupou pela segunda vez a diretoria do Lauro Wanderley.

Atuou como professor da UFPB, foi diretor da divisão de Hospitais de Ensino da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), consultor da Finep (Financiadora de Estudos Públicos), diretor da Associação Brasileira de Hospitais Universitários de Ensino e coordenador-geral dos hospitais universitários do MEC, dentre outros cargos.

Confira a nota de pesar da UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comunica, com pesar, o falecimento do ex-superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), Prof. Newton de Araújo Leite, nesta segunda-feira (19).

O docente participou diretamente de momentos históricos do hospital-escola da UFPB. No fim da década de 1960, Prof. Newton de Araújo Leite assumiu a missão de liderar a equipe responsável por administrar a construção do prédio que hoje abriga o HULW e de planejar todos os atos necessários à sua implantação.

Prof. Newton Leite ocupou o cargo de diretor-superintendente do HULW por dois mandatos. Foi o primeiro diretor-superintendente do Hospital Universitário (1976 a 1981) e é destacado como um dos principais agentes que viabilizaram a edificação do centro de saúde. Entre 1988 e 1992, ocupou pela segunda vez a diretoria do Lauro Wanderley.

Atuou como professor da UFPB, foi diretor da divisão de Hospitais de Ensino da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), consultor da Finep (Financiadora de Estudos Públicos), diretor da Associação Brasileira de Hospitais Universitários de Ensino e coordenador-geral dos hospitais universitários do MEC, dentre outros cargos.

A UFPB lamenta a perda inestimável com o falecimento do Prof. Newton Leite e apresenta os pêsames aos familiares e amigos.

Reitoria da UFPB
João Pessoa, 19/04/2021

Confira a nota do HULW

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-superintendente NEWTON DE ARAÚJO LEITE, ocorrido nesta segunda-feira (19/04).

O professor Newton Leite prestou relevantes serviços ao HULW e participou diretamente de momentos históricos do hospital-escola da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ocupando o cargo de diretor-superintendente da instituição por dois mandatos.

No fim da década de 1960, durante o reitorado de Guilardo Martins Alves, assumiu a missão de liderar a equipe responsável por administrar a construção do prédio que hoje abriga o HULW bem como de planejar todos os atos necessários à sua implantação.

Foi o primeiro diretor superintendente do Hospital Universitário (1976 a 1981) e é destacado por seus pares como um dos principais agentes que viabilizaram a edificação do centro de saúde. Entre 1988 e 1992, dedicou-se novamente ao desenvolvimento da instituição que ajudou a fundar, ao ocupar pela segunda vez a diretoria do Lauro Wanderley.

Formado em Engenharia Civil pela UFPB, com mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em Neurofisiologia, atuou como professor da UFPB, foi diretor da divisão de Hospitais de Ensino da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), consultor da Finep (Financiadora de Estudos Públicos), diretor da Associação Brasileira de Hospitais Universitários de Ensino e coordenador-geral dos hospitais universitários do MEC, dentre outros cargos.

Com elevado senso de coletividade, Newton Leite contribuiu durante décadas para o desenvolvimento da Paraíba e do País, deixando um importante legado para a história da educação brasileira. Em nome de toda a comunidade, o HULW expressa condolências aos familiares e amigos enlutados pela perda inestimável.

João Pessoa, 19 de abril de 2021.

Comentários