João Pessoa inicia 2ª dose da vacina contra a Covid-19 para o grupo com 76 anos ou mais a partir deste domingo

0
18

A vacinação contra a Covid-19 passa a atender as pessoas com 76 anos ou mais, neste domingo (17) em João Pessoa. Serão sete postos de imunização – cinco ginásios (8h às 12h), e dois do tipo drive thru (9h às 15h) instalados no Ronaldão (Cristo) e no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube). Quem for tomar o reforço deve levar documento oficial com foto, o cartão de vacinação com a primeira dose, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.

De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, devido à limitação de doses do imunizante, que é adquirido e distribuído pelo Ministério da Saúde, as pessoas precisam estar atentas para a faixa etária a ser atendida e só buscarem a segunda dose da vacina, se tiverem tomado a primeira dose do imunizante do Instituto Butantan antes do dia 21 de março.

As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo da Paraíba. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Segundo o secretário de Saúde, Fábio Rocha, as pessoas devem ter consciência de só ir se vacinar se estiveram dentro do grupo previsto para cada dia. “O quantitativo de doses disponível é o suficiente para o grupo prioritário convocado para vacinação a cada dia. Se alguém tentar se antecipar, infelizmente, pela limitação de doses, não poderemos atender. A organização é nossa mas a vacina vem do Governo Federal”, explicou.

A Secretaria de Saúde continua cadastrando os usuários – pelo aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ ou pelo site vacina.joaopessoa.pb.gov.br – para contribuir com o fluxo da vacinação, organizando a distribuição de doses e evitando a aglomeração. O órgão esclarece, porém, que as pessoas com 76 anos ou mais que irão se vacinar neste final de semana caso não consigam realizar o cadastramento, serão atendidos e orientados no próprio local de vacinação.

Com o cadastramento dos usuários pelo aplicativo, será possível agilizar o atendimento que passará a acontecer prioritariamente através de agendamento, com o objetivo de evitar longa espera e problemas com aglomerações nos postos de vacinação. Após o cadastramento, o cidadão irá receber uma mensagem sobre a abertura de agendamento para o seu grupo prioritário, permitindo que ele saiba horário e local para tomar a primeira ou segunda dose.
Lançado no fim de março, o aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ tem por objetivo agilizar o atendimento e reduzir as filas nos postos de vacinação. A população pode baixar o aplicativo de forma gratuita para smartphones com sistema operacional Android.

Solidariedade – Neste final de semana, os postos de vacinação também estão recebendo doações de alimentos não perecíveis para serem distribuídas com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a posterior distribuição é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Lembrando que a doação é um ato espontâneo e pessoal, não havendo nenhuma imposição. Aquelas pessoas que quiserem doar, mesmo que não estejam indo se vacinar, também será bem vinda a sua doação.

Postos de vacinação (2ª dose)

Ginásios – 8h às 12h

Distrito Sanitário I
Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

Distrito Sanitário II
Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)

Distrito Sanitário III
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

Distrito Sanitário IV
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

Distrito Sanitário V
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Drive thru (9h às 15h)
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Ginásio O Ronaldão (Cristo)

Comentários