Neste sábado: Prefeitura aplica 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 78 anos ou mais, em JP

0
21
(Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa)

A Prefeitura de João Pessoa vai concentrar o atendimento na aplicação da dose de reforço da vacina Coronavac/Butantan para pessoas com 78 anos ou mais, neste sábado (17). Serão abertos sete postos de imunização em cinco ginásios (8h às 12h) e dois do tipo drive thru (9h às 15h), instalados no Ronaldão (Cristo) e no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube).

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade das pessoas buscarem a segunda dose da vacina, mas que só o façam após o 28º dia de ter tomado a primeira dose do imunizante do Instituto Butantan, ou seja, até 20 de março. O secretário de Saúde, Fábio Rocha, afirmou que as pessoas podem procurar os postos de vacinação com tranqüilidade, sem pressa ou preocupação em conseguir tomar a dose de reforço.

“Todos os cuidados foram tomados para atender com segurança a todos que procurem os postos de vacina. Pedimos que, antes de se dirigir aos locais, cada um veja o seu cartão de imunização com a data de primeira dose e tenham a certeza de ter passado os 28 dias. Temos o levantamento do número de pessoas que precisam tomar o reforço nesse prazo e organizamos com base no quantitativo de doses que recebemos do Ministério da Saúde”, explicou.

A Secretaria de Saúde continua cadastrando os usuários – pelo aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ ou pelo site
vacina.joaopessoa.pb.gov.br – para contribuir com o fluxo da vacinação, organizando a distribuição de doses e evitando a aglomeração. O órgão esclarece, porém, que as pessoas com 78 anos ou mais que irão se vacinar hoje, caso não consigam realizar o cadastramento, serão atendidos e orientados no próprio local de vacinação.

Com o cadastramento dos usuários pelo aplicativo, será possível agilizar o atendimento que passará a acontecer prioritariamente através de agendamento, com o objetivo de evitar longa espera e problemas com aglomerações nos postos de vacinação. Após o cadastramento, o cidadão irá receber uma mensagem sobre a abertura de agendamento para o seu grupo prioritário, permitindo que ele saiba horário e local para tomar a primeira ou segunda dose.

Lançado no fim de março, o aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ tem por objetivo agilizar o atendimento e reduzir as filas nos postos de vacinação. A população pode baixar o aplicativo de forma gratuita para smartphones com sistema operacional Android.

*Documentação exigida* – Quem for tomar o reforço é imprescindível levar documento oficial com foto, o cartão de vacinação com a primeira dose, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.

*Transporte gratuito* – As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo da Paraíba. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Postos de vacinação (2ª dose)

*Ginásios – 8h às 12h*

*Distrito Sanitário I*
Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

*Distrito Sanitário II*
Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)

*Distrito Sanitário III*
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

*Distrito Sanitário IV*
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

*Distrito Sanitário V*
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

*Drive thru (9h às 15h)*
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Ginásio O Ronaldão (Cristo)

Comentários