Procon-JP e Vigilância sanitária fazem fiscalização conjunta em ônibus, na Capital

0
15

A Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) e a Vigilância Sanitária Municipal, com apoio da Guarda Municipal, realizam desde às 4h30 desta quarta-feira (24), uma operação conjunta de fiscalização nos ônibus da Capital.

De acordo com o secretário Rougger Guerra, a operação Previna-se acontece em todas as garagens para verificar se os veículos estavam atendendo todas as determinações e in loco para observar a quantidade de pessoas nos ônibus. “A operação segue até às 9h quando daremos continuidade à Previna-se em outros setores da economia”, explicou.

O secretário contou que foram encontradas irregularidades em uma das empresas como não cumprir as determinações de segurança para o veículo com proteção de acrílico e distanciamento dos passageiros em pé. “Notificamos todas as empresas para apresentarem um plano de higienização e sanitização, assim como as notas fiscais de compra dos produtos”, disse.

Os agentes estão observando a higienização e lotação dos coletivos. As equipes visitam garagens verificando protocolos nos terminais sanitários dentro dos veículos e no funcionamento da frota. Desde a terça-feira (23) aumentou o número de ônibus extras para reforçar a frota nos horários considerados de pico para evitar o contágio pelo coronavírus.

A operação vai continuar nos terminais de ônibus da Lagoa e do Varadouro. Todos os protocolos serão inspecionados – uso de máscara, sinalização de distanciamento para evitar aglomeração, disponibilização de álcool 70% dentro dos veículos.

A medida se dá devido ao novo decreto publicado na noite dessa terça-feira (23), que prevê ainda que o serviço de transporte público pode funcionar até as 22h, ficando os respectivos funcionários e colaboradores autorizados a retornarem para casa até 23h. Recomenda-se aos idosos a utilização dos transportes públicos das 9h às 16h.

Comentários