Operação combate poluição sonora e aglomeração na Zona Sul e orla da Capital

0
16

Vinte e dois autos de infração foram aplicados, duas motos apreendidas, nove equipamentos amplificadores de som (caixas acústica, caixas portáteis e som estilo ‘Paredão’), além da aplicação de duas notificações por falta de Licença Ambiental e um Termo de Apresentação de um som (paredão). Este foi o saldo da ‘Operação João Pessoa Segura’, realizada no último final de semana em algumas praças e orla da Capital.
Operação é idealizada pela Semusb e conta com a participação da Semob, Semam e PM

A ação, idealizada pela Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), foi deflagrada na madrugada do último dia 31 e visa coibir práticas criminosas, além de fiscalizar e combater aglomerações. O intuito da operação é promover o bem-estar da população, fazendo com que as pessoas se sintam seguras nas praças e orla da Capital.

Foram alvos da operação: Praça da Paz, nos Bancários, Zona Sul, além das orlas de Manaíra e Bessa. A Praça da Paz e uma conveniência em Manaíra foram os locais mais preocupantes, onde os decretos municipais e estaduais foram descumpridos, desde o horário de funcionamento dos estabelecimentos até a aglomeração de pessoas, perturbação do sossego, além da falta do distanciamento social e uso de máscaras.
Entre as apreensões estão aparelhos de som, do tipo ‘paredão’, utilizados em veículos

Esse foi o terceiro fim de semana da Operação João Pessoa Segura. O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, ressaltou o fator surpresa da ação. “A sociedade cobrou nossa presença para evitar esses problemas que estão acontecendo nas praças e orla da cidade. Planejamos a ação estratégica em sigilo e usamos o fator surpresa ao nosso favor. Tudo isso faz parte do cuidado com a nossa cidade, que é o que o prefeito Cícero Lucena recomendou”, concluiu o secretário.

Além dos agentes da Semusb, participaram da Operação, agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e Polícia Militar. “A operação foi um sucesso, a Semob ofereceu suporte técnico e garantiu a fluidez do trânsito durante toda a ação”, explicou o Superintendente da Semob, George Morais.

Para o secretário de Meio Ambiente (Semam) Welison de Araújo Silveira, lembrou a importância do trabalho integrado. “São ações que têm um caráter educativo e também punitivo para quem insiste em descumprir a legislação ambiental. A Praça da Paz, nos Bancários, é uma área mista, com empreendimentos comerciais e residenciais. É preciso ter limites em relação à aglomeração de pessoas e respeito, sobretudo, aos limites de barulho que pode ser produzido na área”, concluiu.

Comentários