Doações de sangue caem na Paraíba durante a pandemia

0
9

As doações de sangue no Hemocentro da Paraíba caíram 13,6% em 2020. Com a pandemia da Covid-19, os voluntários se afastaram dos pontos de coleta e a redução foi de 11.514 doações, quando comparado com 2019.

Todos os pontos de coleta do estado tiveram queda segundo a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha. Dados comprovam a reduções em João Pessoa (-12%), Campina Grande (-11%), Cajazeiras (-29%), Catolé do Rocha (-20%), Guarabira (inalterado), Itaporanga(-18%), Patos (-12%), Piancó (-5%) e Sousa (-32%).

Ano

Coleta de bolsas de sangue na Paraíba

2019

84.273

2020

72.759

Em João Pessoa, os candidatos à doação devem ligar para o número: (83) 3133-3463, e agendar a doação. O atendimento também acontece por ordem de chegada, no entanto, quem tem hora marcada possui preferência.

Veja o telefone de atendimento ao público para cada hemocentro nas cidades da Paraíba.

Nas redes sociais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz apelo pela doação constante e pela conscientização da necessidade de sangue. “Nossa mensagem é: continue doando sangue e salvando vidas. Doar [sangue] durante a de covid-19 é seguro, dado o distanciamento social e o respeito à medidas de higiene”, afirmou.

Quem pode doar

O voluntário tem que ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis. O candidato deve pesar mais que 50 kg e apresentar-se munido de documento oficial com foto.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro.

Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Cada pessoa pode doar sangue até quatro vezes ao ano, no caso de homens, e três vezes caso se trate de uma mulher, com intervalos mínimos de, respectivamente, dois e três meses.

Campanha

O Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, vai receber no dia 6 de fevereiro torcedores dos consulados das torcidas de Sport, Náutico e Santa Cruz para doação de sangue. Veja os detalhes da campanha

Comentários