UPA do Valentina volta a atender apenas casos de Covid-19 e 70% dos leitos em João Pessoa estão lotados, diz secretário de Saúde

0
36

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina voltou nesta quarta-feira (2) a atender somente casos de Covid-19 com a alta de contaminação que está sendo registrada nos últimos dias. Na semana passada, a UPA Oceania já tinha determinado o atendimento exclusivo apenas para o tratamento da doença. A informação foi dada pelo secretário da Saúde, Adalberto Fulgêncio em entrevista ao ClickPB.

De acordo com ele, a grande João Pessoa tem 70% de leitos ocupados com Covid-19. Dos 90 leitos disponíveis, 59 leitos seguem ocupados. “Iremos abrir mais leitos para chegar a 110. Um aumento que preocupa a todos nós. Foi um salto muito rápido em menos de uma semana”, disse.

“Para restringir o movimento, precisamos avaliar qual é a curva de ocupação de leitos, a velocidade de aumento dessa curva para saber da capacidade de leitos e a demanda, para poder reorganizar a rede hospitalar que está também com as cirurgias eletivas. Para fazer a restrição de movimento nós temos que ter também adesão da sociedade”, explicou.

Ainda segundo ele, as demais 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) permanecem com farmácia de atenção primária, para realizar três vezes por semana, testes do tipo RT PCR (SWAB).

As outras duas UPAs, Cruz das Armas e Bancários continuam com atendimento de urgência e emergência, mas também podem ficar exclusivas para receber paciente com sintomas de síndrome gripal que revelem chances para a covid-19. “Vai depender da evolução do quadro epidemiológico”, ressaltou o secretário.

Comentários