Prefeitura de João Pessoa diz que 47% dos leitos de UTI para tratamento de covid-19 em hospitais municipais estão ocupados

0
23

O índice de ocupação dos leitos de enfermaria destinados ao tratamento de covid-19, nos hospitais municipais chegou a 29,6% nesta sexta-feira (20), de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

De acordo com informações, o secretário municipal de saúde, Adalberto Fulgêncio afirmou que não há motivo para preocupação com os números de hoje. “Estamos chegando à metade dos leitos de UTI ocupados, longe de um colapso. Obviamente, precisamos tomar cuidado, mas não há preocupação, há vagas em todos nossos hospitais”, explicou ele.

A grande João Pessoa possui de 90 leitos de UTI e 165 leitos de enfermaria destinados ao tratamento de pacientes com covid-19. Destes, 68 leitos de UTI e 98 de enfermaria estão espalhados pelos hospitais municipais Santa Isabel, Prontovida e Hospital do Valentina.

No hospital Santa Isabel, segundo os dados epidemiológicos, os leitos de enfermaria estão todos disponíveis, enquanto os de UTI, a ocupação é de 34,2%. São 28 leitos de enfermaria e 35 de UTI. O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) tem sido referência no tratamento da covid-19 e tem elaborado e discutido novos protocolos de atendimento aos pacientes e realizado capacitações das equipes de trabalho continuamente.

O Prontovida, inaugurado em maio, exclusivamente para o tratamento da covid-19, está com 35% de ocupação dos leitos de enfermaria e 37,5% dos leitos de UTI.

A unidade hospitalar dispõe de 40 leitos de enfermaria e 16 de UTI. O hospital está inteiramente equipado para atender as complexidades dos pacientes com o coronavírus. Em suas instalações, os pacientes podem fazer exames laboratoriais, de Raio-X e de ultrassonografia. O Prontovida também dispõe de farmácia, central de abastecimento, laboratório e radiologia.

Comentários