Professor Valdiney é empossado como novo reitor da UFPB em cerimônia em JP

0
65

O professor Valdiney Veloso foi empossado como novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na noite desta quarta-feira (11). A cerimônia de possa aconteceu no auditório do Hospital Universitário (HU), em João Pessoa, e contou com a presença restrita de familiares e amigos do novo reitor.

A cerimônia foi conduzida pela atual reitora, professora Margareth Diniz. Valdiney Veloso foi nomeado reitor da UFPB) pelo presidente Jair Bolsonaro, para gerir a instituição federal nos próximos quatro anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (5).

A chapa, composta por Valdiney Veloso e Liana Filgueira Albuquerque, ficou em terceiro lugar na lista tríplice, sendo a menos votada na consulta pública. Mesmo assim, a nomeação foi feita pelo presidente Bolsonaro porque a Constituição lhe dar o poder de escolher o nome que vai ocupar o cargo.

Valdiney Veloso

O professor Valdiney Veloso atua na Universidade Federal da Paraíba como professor titular na área de psicologia. É formado em psicologia, pela Universidade Federal da Paraíba, e direito, pela Unipê. Além disso, o novo reitor é especialista em psicometria e tem mestrado e doutorado em psicologia social.

Protesto

Estudantes e alguns professores da UFPB, que não aceitam a nomeação, realizaram um protesto durante todo o dia desta quarta-feira, em frente a Reitoria. Os manifestantes apresentavam cartazes com seguinte frase: ‘Fora Bozo, Não vai ter golpe, Fora Valdiney’.

A comunidade universitária acadêmica cobra as nomeações das professoras Terezinha Dominicano e Mônica Nóbrega, como reitora e vice-reitora, respectivamente. Eles foram da chapa que ficou em primeiro lugar na disputa e escolha da consulta pública.

Terezinha e Mônica chegaram a ser empossadas em uma solenidade simbólica na terça-feira (10), em meio a protestos e manifestações.

Comentários