Alberto Pessoa ministra palestra na Semana Nacional de Quadrinhos

0
93

O professor do curso de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alberto Pessoa, fará palestra nesta sexta-feira (29) dentro da programação da Semana Nacional de Quadrinhos no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta para o público adolescente (16 anos) e adulto. Serão disponibilizadas apenas 20 vagas.

A palestra tem início às 15h e tem como tema “A Voz do Autor de História em Quadrinhos”. O autor irá falar sobre seu último trabalho intitulado “Primas” (Marca de Fantasia, 2015), fazendo uma leitura dramática e no final haverá um bate papo descontraído sobre a produção de quadrinhos nacional e internacional.

Alberto Pessoa é também o autor do livro “A linguagem dos quadrinhos: definições, elementos e gêneros”, da série Quiosque, publicado pela Marca de Fantasia. Para quem o conhece Alberto Pessoa é quadrinista e professor da UFPB. Lançou em 2013, também pela Marca de Fantasia o álbum “Medo!”, em que homenageia a obra de Flavio Colin.

Sobre o autor – Alberto Pessoa é professor Doutor no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba, onde ensina Editoração, Infografia e Imagem Digital. Dedica-se ainda a estudar a linguagem dos quadrinhos, atuando como professor do Mestrado em Comunicação.

O evento – A 4ª edição da Semana Nacional de Quadrinhos teve início terça-feira (26) e prossegue até o dia 31 de janeiro. A Semana Nacional reúne nomes conhecidos do universo dos quadrinhos, a exemplo de Mike Deodato, John Monteiro, Eddy Barows, Emir Ribeiro, Alzir Alves, Thais Gualberto e outros. “A Semana ao mesmo tempo em que informa o público sobre as novidades que acontecem no cenário dos quadrinhos, também aproxima o desenhista e quadrinista de seu público”, disse o organizador do evento, o quadrinista Hausman Santos.

No local o visitante vai encontrar a exposição de intitulada “Entre Linhas”, que congrega uma coletânea de mais de 20 trabalhos estaduais e nacionais no espaço expositivo da Torre Mirante. O público que for ao local terá a oportunidade de ver ou adquirir trabalhos produzidos diretamente pelos artistas. No dia 31 de janeiro (domingo) haverá uma tarde de autógrafos com: Josival Fonseca, Gabriel Jardim, Izaac Brito, Emir Ribeiro, Thais Gualberto, Ricardo Jaime, Megaron e Raoni Xavier, Jairo César.

No espaço expositivo haverá mesas estande de venda de quadrinhos com as editoras Patmos, SBS Livraria Internacional e a Comic House. Nove filmes em vídeos serão exibidos no espaço expositivo do primeiro pavimento, próximo à exposição Entre Linhas. “Os filmes são os mais variados e foram escolhidos como forma de também contemplar a nona arte”, comentou Hausman Santos.

A Semana foi idealizada pelo arte educador, ilustrador e quadrinista da Estação Cabo Branco, Hausman Santos, que faz parte da equipe técnica do setor de gestão educacional da casa. “Por conta do lançamento dos trabalhos do quadrinista Angelo Augustini, desenhista italiano que firmou carreira no Brasil e foi o artista gráfico mais importante do segundo reinado”, explicou Hausman Santos.

A primeira edição aconteceu em 2012 e teve como tema “La Bouche da Paraíba”, uma exposição de lançamento de uma HQ francesa em que reuniu uma coletânea de trabalhos de vários artistas paraibanos. O lançamento ocorreu, simultaneamente, na Paraíba e na França. Em 2013 seguiu a edição da semana de quadrinho, mas a exposição assumiu o formato de uma coletânea anual de trabalhos nacionais. Também neste ano o quadrinista da Marvel Comic, Mike Deodato, lançou seu arte book como uma prévia antes de seu lançamento oficinal na Comic Com dos Estados Unidos. A terceira edição aconteceu em 2014 e contou com a participação Escola de Artes Gráficas (Gracom). Nesta edição também tiveram os lançamentos das Graphic Novels da Maurício de Sousa Produções que tinham realizado uma palestra prévia na Estação das Artes com a presença do editor Sidney Gusman e os desenhistas Shiko e Gustavo Duarte. Em 2015, devido às obras no local, teve apenas a exposição “Entre Linhas” mostrado o trabalhos dos artistas.

Confira abaixo a programação da Semana Nacional de Quadrinhos:

PROGRAMAÇÃO (*)

*Programação sujeita a modificações no decorrer do evento

ARTES VISUAIS

Exposição: Entre Páginas

Expositores:

Mike Deodato Borges – Star Wars (Vader) – Marvel

Eddy Barows – Martian Manhunter/Nightwing

MSP Grafhic – O Louco-Fuga/ Mônica: Lições/ Penadinho/Turma da Mata: Muralha

Henrique Magalhães: Maria Quarentona

John Monteiro – Cantinela

Luiz Elson – Revista Maturi

Thais Gualberto Lima – Revista Coletivo Sanitário

Ricardo Jaime – Bicho Mix

Raoni & Megaron – Xavierez 2/Ariano Suassuna em Quadrinhos/José Lins do Rego em quadrinhos

Emir Ribeiro – 42 anos de Velta/ Velta e Raio Negro

Alzir Alves – Projeto Mirage

Gabriel Jardim – De dentro da Couraça

Josival Fonseva (Val Fonseca) – José Américo de Almeida em quadrinhos (Patmos)

Izacc Brito – Epitácio Pessoa em quadrinhos (Patmos)

TARDE DE AUTOGRAFOS:

Dia 31 de janeiro (domingo)

Horário: 15h às 17h

Local: Espaço expositivo do evento

Quadrinistas: Josival Fonseca, Gabriel Jardim, Izaac Brito, Emir Ribeiro, Thais Gualberto, Ricardo Jaime, Megaron e Raoni Xavier, Jairo César.

PALESTRA

Alberto Pessoa – Professor do curso de Mídias Digitais da UFPB.

Dia: 29 de janeiro (sexta-feira)

Hora: 15h

Local: 1º pavimento da Torre Mirante

OFICINA DE QUADRINHOS

Hausman Santos – Quadrinista, ilustrador e arte educador da Estação Cabo Branco

Dia: 28 de janeiro (quinta-feira)

Hora: 15h

Local: 1º pavimento da Torre Mirante

VÍDEOS

Dias: 26 a 31 de janeiro

Horário das exibições: 10h (manhã) e 15h (tarde)

Local: 1º pavimento da Torre Mirante

Filmes:

Quinta-feira (28)

Ghost in The Shell 2: Innocence

Hora: 10h

*A tarde não haverá exibição devido às palestras e oficinas que acontecerão no local.

Sexta-feira (29)

Castle in the sky (Castelo no Céu) do Estúdio Ghibli

Hora: 10h

*A tarde não haverá exibição devido às palestras e oficinas que acontecerão no local

Sábado (30)

Cine Gibi – Turma da Mônica

Hora: 10h30

Dragon Ball Z – O Renascimento de Freeza

Hora: 15h

Domingo (31)

Batman – Ataque ao Arkham

Hora: 10h

*A tarde não haverá exibição devido à tarde de autógrafos com os quadrinistas.

SERVIÇO:

4ª EDIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE QUADRINHOS

Período: 26 a 31 de janeiro de 2016

Local: 1º pavimento da Torre Mirante – Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

CONTATO PARA IMPRENSA

Hausman Santos (Quadrinista e arte educador da Estação Cabo Branco)

Email: hausmans@gmail.com

Fone e Whatsapp: (83) 9.8852.8083

Comentários