Prefeitura de Bayeux divulga calendário das ações da Campanha Outubro Rosa em unidades de saúde; confira

0
13

A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um calendário das atividades que já estão e serão desenvolvidas dentro da campanha Outubro Rosa nas unidades de saúde, que tem por finalidade orientar e prevenir o Câncer de Mama. Durante este mês já estão ocorrendo mutirões das ultrassonografias e mamografias.

De acordo com a enfermeira Nayslanne Sátiro, diretora da Atenção Básica do Município, o Outubro Rosa de Bayeux, que foi lançado na semana passada, seguirá diariamente em todas as unidades de saúde com programação para que todas as mulheres do município possam ser atendidas, com todos os serviços necessários.

“Durante todo mês estaremos ofertando ultrassom e mamografia, aferição de pressão, testes rápidos, laboratório, café da manhã, palestras e tudo o que nossas mulheres bayeuenses merecem. As gestantes do alto risco e do Planejamento Familiar também estão tendo uma atenção especial. Este mês é voltado para a saúde da mulher, mas lembrando que todos os meses devemos cuidar do nosso bem estar”, disse a diretora.

Nayslanne acrescentou que o objetivo da campanha é fortalecer o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha, segundo ela, enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas.

“A mulher que estiver interessada em submeter aos exames deverá procurar a unidade de saúde para obter informações do agendamento e solicitar encaminhamentos para agendamentos junto a Secretaria de Saúde. Nós estamos trabalhando sempre com o foco na prevenção de doenças e não estamos medindo esforços em ações deste tipo. O câncer de mama é uma doença que acomete milhões de mulheres todos os anos”, falou Nayslanne Sátiro.

Comentários