Justiça Eleitoral define tempo dos candidatos à Prefeitura de João Pessoa na campanha de rádio e TV; confira os tempos

0
81

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou na manhã desta quarta-feira (7) o sorteio para definir o tempo a ordem de aparição no Guia Eleitoral dos candidatos de João Pessoa. O guia já começa a ser exibido no rádio e na TV nesta sexta-feira (9) e segue até o dia 12 de novembro. Se houver segundo turno, o guia volta a ser exibido de 20 a 27 de novembro.

O sorteio, que deveria ter acontecido na última sexta-feira (2), foi adiado esta quarta-feira devido ao impasse entre a coligação de Ricardo Coutinho e o PT. No sorteio de hoje foi mantida a coligação do PT com o PCdoB, favorecendo a candidatura de Anísio Maia, enquanto o PSB aparece sozinho.

A coligação que ficou com mais tempo foi de Ruy Carneiro, com 1,59 minuto. Em seguida vem Cícero Lucena com 1,46 minuto. João Almeida ficou com 1,16 minuto e Anísio Maia com 1,15 minuto.

A coligação de Raoni Mendes terá 55 segundos, a de Edilma Freire terá 49 segundos e a de Nilvan Ferreira 42 segundos. O PSB de Ricardo Coutinho ficou com 40 segundos, o Psol de Pablo Honorato com 16 segundos e o Patriota de Wallber Virgolino com 15 segundos.

Os candidatos Rama Dantas (PSTU), Carlos Monteiro (Rede), Camilo Duarte (PCO) e Rafael Freire (UP) não terão direito a tempo de rádio e televisão, pois não preenchem os requisitos da emenda constitucional 97/2017.

A emenda determina que para ter acesso ao benefício os partidos precisam obter pelo menos 3% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da federação e com pelo menos 2% dos votos válidos em cada uma delas, em eleições para a Câmara dos Deputados; ou eleger pelo menos 15 deputados federais em pelo menos um terço das unidades da Federação.

Horários – A propaganda em blocos para prefeitos será veiculada de segunda a sábado. No rádio, os horários serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Haverá também inserções ao longo da programação diariamente, inclusive aos domingos, de 5h às 24h sendo 42 minutos diários para candidatos a prefeito e 28 minutos para os candidatos a vereador.

Tempo total de guia de cada coligação na ordem de aparição na TV:

A cidade no ritmo certo (PL, PSC, PSD, PSDB) – 1 min 59 seg

João Pessoa da gente (PDT, Pros, PV) – 49 seg

A força do povo (PSB) – 40 segundos

Unidos por João Pessoa (PC do B, PT) – 1 min 15 seg

Coragem pra fazer o novo (Patriota) – 15 segundos

Pra cuidar de João Pessoa (Avante, cidadania, PP, PTB, Republicanos) – 1 min 46 seg

Um novo momento, uma nova solução (PSL, Solidariedade) 1 min 16 seg

Psol – 16 segundos

Pra João Pessoa funcionar (DEM, Podemos) – 55 segundos

Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – 42 segundos

PSTU – 0

Rede – 0

PCO – 0

UP – 0

Comentários