Histórico, painel de cerâmica que revestia prédio da Reitoria da UFPB é destruído em João Pessoa

0
32

Um painel de azulejos que revestia parte do prédio da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, foi destruído, causando a indignação de profissionais da área de arquitetura. De acordo com denúncia recebida pelo ClickPB, o painel fazia parte da arquitetura do prédio desde que ele foi projetado pelo aclamado arquiteto modernista Acácio Gil Borsoi.

A denúncia diz ainda que é possível que painel fosse de autoria do artista Athos Bulcão, nome recorrente nos projetos emblemáticos do modernismo brasileiro em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro. Caso não seja de Bulcão, é provável que o próprio Borsoi fosse o autor do painel. Independente da autoria, ”o painel era parte integrante de um projeto de inequívoca importância para a história da arquitetura brasileira”, diz o texto da denúncia.

O denunciante destaca que ainda que a reitora, ou os responsáveis pela destruição do painel, talvez não conhecessem a importância da obra, seria necessário uma assessoria especializada para realizar qualquer intervenção no prédio.

Comentários