Votação para escolha de reitor da UFPB é suspensa após suspeita de fraude no número de votos

0
375

A Comissão que trata da votação para a escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal da Paraíba decidiu suspender o resultado da consulta acadêmica após receber denúncias de fraudes no processo. A denúncia foi recebida nessa sexta-feira (28).

O presidente da Comissão Organizadora, Ângelo Brito, informou com exclusividade ao ClickPB que a Comissão recebeu nessa sexta-feira a denúncia e está apurando o caso de suposto envolvimento de candidatos em fraudes.

Ele explicou que a Comissão Organizadora deve encaminhar um relatório final ao Conselho Universitário (Consuni) para que o órgão da UFPB possa homologar o resultado da consulta feita à comunidade para escolha do novo reitor e vice. “Estamos apurando e até que seja feita a apuração está suspenso o relatório.”

Foram divulgadas as seguintes informações acerca da denúncia:

Novidades da consulta para Reitoria da UFPB: o processo foi suspenso por fraude no número de votantes. Um número enorme de estudantes do CAVN que não deveria votar, votou. O processo será investigado.

1. O que foi decidido: que o processo está suspenso até que a STI e a PJ se pronuncie sobre a denúncia.

2. O que é a denúncia: que alunos do CAVN que não são regulares (são de cursos de extensão, mas estão no SIGAA) estavam na lista dos votantes, segundo a denúncia, eles estavam mesmo.

3. Essa tentativa de incluir os alunos de extensão já tinha sido barrada pela comissão e a PJ deu um parecer (uma semana antes da eleição) dizendo que se esses alunos estivessem na lista dos aptos a votar o processo seria nulo pq eles não são alunos regulares.

4. A STI fez o bloqueio desses alunos, com base no parecer da PJ, de mais de 2000 alunos de extensão do CANV. Acontece que ainda sobraram outros tantos (não sei ao certo quantos)

5. Na denúncia encaminhada a comissão diz que mais de 500 votaram .

6. O processo irá para STI informar se a denúncia procede, ou seja se alunos de extensão do CAVN estavam na lista.

7. Se sim, há uma chance enorme da consulta ser considerada nula.

Comentários