Samu de João Pessoa já realizou mais de 1.400 atendimentos a pessoas com suspeitas de Covid-19

0
7

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa já atendeu 1.434 pessoas com suspeita de Covid-19. O número se refere ao período que vai de março, quando foi confirmado o primeiro caso da doença na Paraíba, até a última sexta-feira (21), e abrange os atendimentos realizados na região metropolitana. Desse total, 1.173 foram moradores de João Pessoa. De acordo com a coordenadora do Samu, Erika Andrade, o número de casos suspeitos atendidos pelo serviço vem sofrendo uma queda.

“O Samu de João Pessoa, desde o início da pandemia, continuou atendendo normalmente as urgências e emergências, assim como passou a atender solicitações geradas pela Covid-19, com o mesmo cuidado e presteza que lhe é peculiar. Porém, o número de atendimentos por síndrome respiratória (suspeita de Covid) tem diminuído com o tempo, mas o Samu continuará a prestar orientação e o socorro à população quando necessário”, disse.

Segundo os números do setor de estatísticas, no mês de março foram atendidas 131 pessoas com suspeitas de Covid. Em abril, esse número passou para 201 atendimentos e em maio subiu ainda mais, chegando a 345. Já no mês de junho começou a se observar uma queda, sendo contabilizados 242 pacientes atendidos, em julho caiu para 161 e em agosto, até o momento, são 93 casos. Já os números de remoção, que é a transferência das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para os hospitais, foram 362 casos no total.

Normalmente, os procedimentos são feitos na casa do paciente e, quando necessário, este é encaminhado para uma das UPAs da Capital.

Erika Andrade orienta a população em relação ao serviço prestado pelo Samu. “Para aquelas pessoas que apresentam sintomas de síndromes gripais e precisam de uma consulta médica, a prefeitura oferece o serviço de telemedicina, onde a pessoa deve ligar para o número 3218-9214. Pois o Samu atende casos de urgência e emergência”, explicou à coordenadora.

Samu Regional João Pessoa – O serviço é estruturado por quatro unidades de suporte avançado à vida (USA), sete unidades de suporte básico (USB) e sete motolâncias. Para acionar o serviço, o usuário deve ligar gratuitamente para o número 192.

Comentários