Cemitérios de João Pessoa não abrem para visitação no Dia dos Pais

0
14

Os cemitérios públicos e privados não abrirão para visitação, neste domingo (09), Dia dos Pais, em João Pessoa. A decisão busca conter aglomerações nos espaços, que já tiveram os velórios suspensos nas áreas administradas pelo poder público em função da Covid-19.

A orientação é de que as famílias evitem se dirigir ao local e que façam as suas homenagens em casa, evitando aglomerações.

“Sabemos o significado da data para muitos, no entanto o momento ainda é de prevenção. Contamos com a compreensão da população para que neste domingo, façam suas orações em casa. O objetivo é garantir que não haja aglomeração, o que seria inevitável se abríssemos os cemitérios na data. Como ocorre no Dia das Mães e Dia de Finados, esses locais ficam lotados e precisamos estar vigilantes quanto às medidas de prevenção à Covid-19”, explicou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

As celebrações nestes espaços estão suspensas desde o mês de março, quando a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) divulgou os protocolos de saúde a ser seguidos nos cemitérios.

Seguindo as orientações publicadas em decreto municipal, sepultamentos de pessoas que não foram vítimas da Covid-19 podem contar com a presença de, no máximo, dez pessoas. No caso de vítimas da doença, apenas uma pessoa é permitida. O atendimento ao público segue acontecendo em horário reduzido, das 9h às 16h. Já a parte de sepultamento está sendo realizada conforme a demanda, a qualquer hora do dia.

Em João Pessoa, os cemitérios públicos recebem serviços de higienização e de zeladoria permanentes. Os profissionais atuam com equipamentos de proteção individual (EPIs) e foram capacitados para lidar com sepultamentos da doença.

“A nossa preocupação neste momento é também para não expor os visitantes e também quem trabalha nos cemitérios, que vem cumprindo um papel essencial neste período de pandemia”, explicou Zennedy Bezerra.

Comentários