Divisão de Saúde da ALPB destaca importância da alimentação durante a pandemia

0
19

A alimentação é uma das ferramentas mais eficazes para ter uma vida saudável. É através dela que deixamos nosso corpo forte para encarar os desafios do dia-a-dia. E foi pensando nisso, e neste momento de pandemia, que a Divisão de Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) destacou no texto abaixo a importância de manter a imunidade alta nesta quarentena.

Importância da Nutrição em Tempos de Pandemia

Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental em qualquer fase da vida, principalmente agora, em plena pandemia, pois precisamos fortalecer o nosso sistema imunológico com alimentos e estilo de vida adequados!

Faça opções por alimentos naturais, sem agrotóxicos e aditivos, como frutas, hortaliças e tubérculos. Consumir as frutas, preferencialmente, em horário de lanches; os tubérculos, no café da manhã, almoço e jantar; as hortaliças, no almoço e jantar.

Fazer opção por proteínas de alto valor biológico, como, por exemplo: leite, iogurte natural, queijo magro, peixes, carnes brancas, carne vermelha magra, ovo caipira.

Consumir os carboidratos com baixo índice glicêmico, como batata doce cozida com casca, inhame, abóbora cozida com casca, macaxeira, tapioca enriquecida com semente de chia e gergelim, cuscuz com farelo de aveia.

Importante consumir os alimentos de forma variada. Salada de hortaliças com frutas bem coloridas e beber dois copos de 250 ml de água purificada nos intervalos das refeições.

Recomendo também, com moderação, as boas fontes de gorduras: abacate, azeite extravirgem, castanhas, amêndoas, óleo de coco extravirgem e manteiga clarificada;

Para finalizar, recomendo juntamente com uma alimentação saudável e balanceada, dormir de forma adequada, atividade física e uma atividade espiritual !

Deus os abençoe e nos proteja!

Sueli Madruga Freire
Nutricionista

Comentários