Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho para atender grupos prioritários

0
25

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 30 de junho. O anuncio foi feito pelo Governo do Estado. No dia 11 de maio, foi iniciada a terceira fase da Campanha, atendendo prioritariamente os grupos de pessoas com deficiência, crianças menores de 6 anos e até 6 meses, gestantes, puérperas, professores e pessoas com 55 a 59 anos de idade.

De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde (SES), a meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, que envolve, ainda, trabalhadores de saúde, idosos e povos indígenas. Atualmente, foram aplicadas 851.697 doses da vacina na Paraíba, que correspondem a 78,48% da cobertura. Ao todo, 82 municípios paraibanos já atingiram as metas.

“Pessoas de todas as idades podem ser acometidas por influenza. Mas algumas são mais propensas a desenvolver complicações ou quadros graves. A vacina contra a gripe é segura e evita casos graves e mortes pela doença”, explica a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares.

“A vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza. O Ministério da Saúde ampliou o prazo da campanha porque muitos Estados estão com baixo alcance da meta. A Paraíba tem menos de 12% para atingir”, informou a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Isiane Queiroga.

“Importante lembrar que embora esta vacina não proteja contra o coronavírus, proteger a população contra a influenza minimiza o impacto sobre os serviços de saúde”, reforçou Isiane.

Comentários