Prefeitura de João Pessoa distribui mais 100 mil novas máscaras e implanta pias portáteis nos mercados públicos

0
24

A Prefeitura de João Pessoa inicia, neste sábado (23), a instalação de 40 pias portáteis nos mercados públicos para ampliar as medidas de higienização e de proteção contra o novo coronavírus. A ação será intensificada com a entrega de máscaras do programa ‘Uma a Mais’, que prevê a distribuição de mais 100 mil unidades do item de proteção até o final da próxima da semana, resultado de uma parceria com profissionais de costura da Capital. Serão mais de 200 mil máscaras entregues apenas neste mês.

O trabalho tem início, a partir das 8h, no Mercado da Torre. As pias terão água potável fornecida pela Prefeitura de João Pessoa. Elas também serão implantadas nos Restaurantes Populares, assegurando que as pessoas tenham a opção de higienizar as mãos antes de entrar nas unidades.

“Teremos pias portáteis instaladas nos mercados públicos municipais, estabelecimentos que passam por fiscalização permanente para assegurar todo o cuidado aos comerciantes e aos consumidores. Com o isolamento social, a higienização das mãos e o uso de máscaras, João Pessoa já vem conseguindo salvar centenas de vidas”, argumentou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Os comerciantes dos mercados públicos irão receber as máscaras, que devem ser utilizadas durante o atendimento aos clientes. A Prefeitura também fará a distribuição para quem estiver sem o item de proteção, considerado obrigatório pelo decreto municipal. Com mais de 100 mil máscaras distribuídas apenas na última semana, o programa “Uma a Mais” pretende chegar à marca de 200 mil entregas até a sexta-feira (29).

“Além da programação de entrega nos Centros de Referência da Assistência Social e nos Restaurantes Populares, iniciamos a distribuição de equipamentos pela Operação Proteção e nos mercados públicos municipais. Cada máscara ofertada é a certeza de que menos pessoas serão infectadas pelo vírus”, explicou Diego Tavares, secretário de Desenvolvimento Social.

Uma a Mais

Aproximadamente 200 profissionais autônomos de costura ou inscritos como microempreendedores individuais, selecionados por edital, recebem material e uma ajuda financeira de até R$ 800,00 para confeccionar as máscaras. A medida fortalece a cadeia produtiva do segmento e contribui com a distribuição do equipamento de proteção, essencial na redução da propagação do vírus. “Sabemos que nada substitui o fato de ficar em casa e seguir as recomendações de higienização, mas os estudos comprovam a importância das máscaras na redução do contágio”, disse Tavares.

Comentários