Morre aos 99 anos o ministro Gueiros Leite, primeiro presidente do STJ

0
42

O ministro Gueiros Leite, primeiro presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), faleceu nesta terça-feira (19), aos 99 anos, em Brasília.

Evandro Gueiros Leite foi ministro do extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR) de 1977 a 1989, ano de instalação do recém-criado STJ. Participou ativamente, na Constituinte, do processo para a criação do Tribunal da Cidadania e coordenou a transição do TFR para a nova corte, da qual se aposentou em 1990.

Histórico

Em 1935 formou-se em Direito, tornando-se, em seguida, consultor jurídico do executor do estado de sítio em Pernambuco, o general Aurélio de Souza Ferreira.

Dedicou-se à advocacia e ao exercício do cargo na procuradoria da Justiça Militar. Foi advogado da Pernambuco Tramways, empresa prestadora de serviços de luz e força no Recife, palco de inúmeras greves operárias.

Foi integrante do Superior Tribunal Militar após concurso, no governo do general Eurico Gaspar Dutra em 1957. Após a instauração do regime de exceção no Brasil, transferiu-se para o Rio de Janeiro em setembro de 1964, para assumir a Procuradoria Geral da Justiça Militar, durante o governo de Humberto de Alencar Castelo Branco. Em março de 1969, foi empossado como ministro do Superior Tribunal Militar, no governo Costa e Silva.

Através de eleições indiretas, tomou posse em março de 1971 na condição de governador biônico do Estado de Pernambuco.

Comentários