JP: Fiscalização fecha um estabelecimento comercial e notifica nove nos bairros de Seixas e Costa do Sol

0
41

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) fechou um estabelecimento comercial e notificou nove em fiscalização realizada nesta quinta-feira (14), nos bairros de Seixas e Costa do Sol. A ação é parte uma força-tarefa envolvendo diversas secretarias municipais na averiguação do cumprimento do decreto que determina medidas de isolamento social em prevenção ao novo coronavírus.

De acordo com a secretária do Procon-JP, Maristela Viana, a ação foi realizada em 10 peixarias, onde foi observada principalmente a necessidade de adequação ao controle de acesso dos clientes. “A maior parte estava cumprindo bem as normas do decreto, no entanto, precisamos notificar para que o controle de fluxo seja feito de forma correta”, disse.

Já as praças, mercados e feiras livres, que também estão inseridos no decreto assinado pelo prefeito Luciano Cartaxo, que determina o fechamento temporário e acesso aos espaços públicos, continuam sendo fiscalizados de forma permanente pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Na manhã desta quinta-feira (14) aconteceram fiscalizações em mais de 10 locais.

“Desde as 5h que a Sedurb realiza a fiscalização, principalmente nos locais que costumam receber muita gente para a prática de atividades. Já nos mercados, visitamos hoje o Mercado Central, Mercado de Mangabeira, Oitizeiro e Feira do Grotão. Reiteramos que estão proibidos de funcionar, havendo resistência, ocorrerá a apreensão das bancas e mercadorias”, disse Edízio Peixoto, da chefia de Gabinete da Sedurb.

De acordo com o cronograma de rota da Sedurb, foram visitadas nesta quinta-feira (14) a Praça Soares Madruga, no Valentina, Praça do Geisel, entorno do ginásio O Ronaldão, Praça Lauro Wanderley, Funcionários I; Mangueira, no Alto do Mateus; Praça da Família, em Mangabeira; Praça da Juventude, no Bairro das Indústrias; Praça do Caju, no Bessa, Oceania; Praça do José Américo; Parque Parahyba I e II e Vila Olímpica.

“Importante também ressaltar que a aceitação das pessoas tem sido boa, inclusive com muita gente elogiando o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa e as medidas tomadas pelo prefeito Luciano Cartaxo. A gente sempre lembra que nossa cidade tem grandes atrativos, que estimulam as pessoas usufruir, mas é preciso ficar em casa nesse momento”, concluiu Edízio Peixoto.

Força-tarefa – O trabalho de fiscalização é realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Planejamento (Seplan), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Vigilância Sanitária, Procon-JP e Procuradoria-Geral do Município (Progem).

Decreto – A publicação estabelece o funcionamento dos serviços essenciais e determina uma série de recomendações a outros tipos de serviço, como bancos, lotéricas e supermercados. No Semanário Oficial estão disponíveis todas as normas do decreto municipal. Acesse: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2020/05/2020_Edi%C3%A7%C3%A3o_Especial_01-05.pdf.

Comentários