Prefeitura de Alhandra adota novas medidas contra o coronavírus e cria barreira sanitária em pontos da cidade

0
15

As ações de enfrentamento a pandemia do Coronavírus continuam sendo intensificadas em Alhandra. E uma das medidas adotadas pela Secretaria de Saúde Municipal é o controle da chegada de pessoas à cidade, por meio de barreiras sanitárias. O objetivo é verificar o quadro de saúde das pessoas autorizadas a entrar no município, através de rápida entrevista e verificação de temperatura. Essa operação será realizada por profissionais da Saúde e Segurança a partir desta quarta-feira (06).

Dessa forma, motoristas e passageiros só poderão entrar no município, após passarem por uma triagem das equipes de Saúde, que terão apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal.  As barreira sanitárias não limitam ou proíbem as pessoas de ir e vir, isso acontece apenas em casos que sejam identificados algum usuário suspeito da Covid-19.

Conforme a secretária de Saúde, Albarina Kelly, duas equipes estarão de prontidão, sendo uma na ladeira do Salgadinho e outra na Rua da Palha.

“O intuito da barreira sanitária é orientar e fazer a triagem para identificação. Se alguém apresentar quadro semelhante ao da COVID-19, principalmente febre, o nome será anotado, além do destino, será feita a orientação para isolamento e a equipe da Secretaria de Saúde doará mascará imediatamente e realizará o monitoramento dos moradores. No caso de visitantes, será notificado ao município de destino”, explica a secretária.

A Secretaria também planeja realizar higienização dos veículos, com produtos desinfetantes.

O município está com plano de contingência e enfrentamento ao coronavírus em funcionamento.  Além das equipes de saúde capacitadas para atendimento de casos suspeitos e coleta de material para exames, a Prefeitura criou o “Plantão Coronavírus” para dúvidas e orientações. A população de Alhandra também conta com o serviço “Teleconsulta” em que uma equipe da Saúde acompanha casos e realiza a visita em domicílio do paciente para fazer a triagem atendendo ao protocolo exclusivo do município, os dois serviços podem ser acionados pelo número 83 9 9167-5629 (whatsapp).

“Também estamos garantindo aos nossos profissionais de saúde a segurança necessária para que o atendimento aos moradores seja realizado de acordo com todos os padrões de higiene e segurança. São essas e outras diversas ações que estamos realizando no município, tendo a orientação e apoio do prefeito Renato Mendes”, disse Albarina.

Casos de Coronavírus em Alhandra

Nesta segunda-feira (04), a Secretaria de Saúde notificou 79 pacientes que apresentam síndrome gripal, através dos estabelecimentos de saúde do município, destes, 30 encontra-se em isolamento domiciliar, monitorados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde e Vigilância Epidemiológica. Sendo ainda 1 caso suspeito, 3 descartados, 2 recuperados, 8 confirmados e 2 óbitos.

Facebook218WhatsAppTwitter

Comentários