Prefeito de João Pessoa manda fechar shoppings e reduzir horário do comércio

0
1729

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, determinou o fechamento de shoppings a partir de segunda-feira (23), por 15 dias, e a redução no horário do comércio de rua. As novas medidas de contenção do coronavírus foram divulgadas em vídeo nas redes sociais do gestor, nesta quinta-feira (19).

Durante reunião com o Núcleo Intersetorial, e depois do diálogo com representantes do setor, foi determinado o fechamento de shoppings centers na próxima segunda. O prazo de 15 dias desse fechamento pode ser prorrogado.

Para o comércio, o expediente será das 9h às 15h, com diminuição de três horas em relação ao horário comercial, o que irá reduzir ainda mais o fluxo de passageiros no momento de pico. A PMJP disse que a medida foi discutida com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-JP), e que terá início nesta sexta-feira (20), e também será válida para os shoppings populares administrados pela gestão municipal.

A decisão não altera o funcionamento de serviços de abastecimento nem de prevenção, como mercados públicos, mercearias, supermercados, padarias, feiras livres, farmácias e postos de combustíveis.

Como ação preventiva, o gestor também determinou a abertura de um edital voltado às instituições de longa permanência que acolhem pessoas idosas. Serão destinados R$ 600 mil para aquisição de equipamentos e insumos que contribuam com a prevenção ao coronavírus.

Responsável por atender mais de 2,3 mil pessoas, os Restaurantes Populares da capital paraibana passarão, a partir da sexta-feira (20), a entregar a refeição em marmitas, com a orientação para serem consumidas em casa. No caso específico de pessoas em situação de rua, a alimentação será ofertada gratuitamente nos restaurantes populares, também em recipientes descartáveis, com maior espaçamento entre mesas e rigor na higienização.

Comentários