Unimed nega que haja algum caso confirmado de coronavírus em JP: ‘Fake news’

0
268

O Hospital da Unimed em João Pessoa emitiu uma nota para desmentir mensagens que circulam desde a sexta-feira (13) em grupos de Whatsapp que afirmam haver a existência de um caso confirmado do novo coronavírus.

Nas mensagens falsas, há um áudio de uma pessoa que se diz médico da unidade hospitalar e afirma que há um paciente infectado. A unidade também negou que haja alguém em seus quadros com o nome do médico.

Veja a nota:

Diante de notícias que circularam esta semana na imprensa e em grupos de WhatsApp de que haveria um caso do novo coronavírus (Covid 19) confirmado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a Unimed João Pessoa esclarece os seguintes pontos:

Notícia Falsa

Ainda não existe caso de coronavírus confirmado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Caso venha a ocorrer, essa informação será divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde. Portanto, a orientação é evitar pânico e aguardar o pronunciamento do órgão oficial.

Segurança

A Gestão de Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa adotou um plano de contingência no Hospital Alberto Urquiza para garantir a segurança dos pacientes, colaboradores, cooperados e visitantes no atendimento a casos suspeitos de coronavírus. O plano inclui uma série de ações para manter o fluxo de atendimento organizado e eficiente na triagem, diagnóstico e tratamento. Toda a equipe multiprofissional foi orientada sobre como agir.

Colaboradores e médicos das demais unidades de atendimento da Unimed João Pessoa – Hospital Moacir Dantas, Núcleo de Atenção à Saúde Sul (NAS-Sul), Viver Melhor, Viver Mais e Unidade Guarabira – estão orientados a seguir um fluxo pré-definido de atendimento a casos suspeitos.

As medidas seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. A Unimed João Pessoa está em contato permanente com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde para adotar novas providências que sejam necessárias.

Diariamente, as equipes de atendimento estão sendo orientadas por médicos e enfermeiros especializados em infecção hospitalar. A Unimed João Pessoa tem, ainda, uma comissão especial criada para o gerenciamento de casos de Covid 19.

Estrutura

Se houver a confirmação de algum caso da doença, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley está preparado para o atendimento seguro. Entre as providências, áreas foram isoladas e, se necessário, serão ampliadas. Para aumentar a segurança, somente estão sendo agendadas cirurgias inadiáveis, evitando que clientes precisem ficar internados desnecessariamente.

Tranquilidade

A orientação da OMS é que casos de coronavírus sem gravidade sejam tratados em casa. Somente nas situações graves haverá internação em hospitais. Se a pessoa apresentar algum sintoma, mas não tiver estado em lugares ou com alguém com casos confirmados, a orientação é procurar o consultório médico, onde o atendimento será mais tranquilo do que na urgência de um hospital.

Comentários