Prefeitura de Bayeux notifica pocilga por jogar dejetos dentro do mangue

0
48

 

A Prefeitura Municipal de Bayeux, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMABY), realizou nesta terça-feira (08), um importante trabalho que contribui para a preservação ambiental na cidade.

Numa ação conjunta envolvendo a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) e Polícia Militar (4º CIPM), a equipe de fiscalização da SEMABY, em resposta à denúncia feita por populares, visitou uma pocilga localizada na Rua Flávio Maroja, no bairro Jardim São Severino.

“É por meio dessas ações que conseguimos conscientizar os cidadãos, tornando-os agentes multiplicadores na comunidade. Para 2020, nossa proposta é intensificar as atividades educativas, especialmente com abordagens nas escolas e bairros do município”, ressaltou a prefeito Berg Lima.

Por ser considerada ilegal a instalação desses criatórios dentro da cidade, ainda mais em se tratando de área nas margens do mangue, como é o caso em comento, área de preservação permanente (APP), a equipe fez cumprir a lei, atuando o proprietário com prazo de 30 (trinta) dias para encerramento da suinicultura

A secretária de Meio Ambiente, Cristiane Leitão, destacou que a intenção do poder público municipal é fazer cumprir a lei, além de investir ainda mais nas ações educativas.

“A referida ação obedece ao que reza o artigo 66 do Código de Posturas, quando diz que é proibida a criação ou engorda de porcos no perímetro urbano, o que torna a atividade ilegal. Além do ‘dano ambiental’, a criação ocasiona diversos transtornos a moradores das imediações, tais como a exalação de péssimo odor e a proliferação de animais como ratos, moscas e demais insetos vetores de doenças”, explicou Cristiane Leitão.

Comentários