CMJP concede Medalha Cidade de João Pessoa ao cardiologista Lauro Wanderley

0
40

O vereador Damásio Franca (Progressista) condecorou com a Medalha Cidade de João Pessoa o médico cardiologista Lauro dos Guimarães Wanderley Filho, pelos relevantes serviços prestados a saúde da Capital e à população pessoense. A homenagem, que aconteceu na tarde desta terça-feira (5), reuniu no Poder Legislativo da Capital familiares e amigos do agraciado.

Em seu discurso, Damásio Franca classificou o médico Lauro Wanderley, chamado carinhosamente pelos amigos e parentes de “Laurinho”, como um homem íntegro e um profissional dedicado a prestar um grande serviço público a cidade, por meio do exercício da medicina de qualidade, sempre preocupado em salvar vidas. Na oportunidade, o vereador fez uma retrospectiva da vida do homenageado, desde a infância, como estudante, até o ápice da sua carreira profissional.

O parlamentar lembrou, entre outros fatos marcantes da vida do homenageado, a sua iniciativa de fundar a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, juntamente com outros cardiologistas, também ter fundado o Centro Cardiológico da Paraíba (Centrocor), na década de 80. Damásio destacou ainda que, vinte anos depois, o médico se tornou cardiologista do serviço de cardiopatia e gravidez do HU, e continua atuando na medicina, além de participar de ações sociais em defesa do Centro Histórico de João Pessoa.

Na tribuna, o médico Lauro Wanderley iniciou seu discurso agradecendo a Deus, Abraão e Jacó por estar recebendo a Medalha, considerada a mais alta comenda da Casa Napoleão Laureano. Para ele, João Pessoa é uma cidade aprazível, na qual ele teve todas as oportunidades de exercer a medicina, com a atenção sempre voltada às pessoas humildes, que lutam pela sobrevivência. Na ocasião, o homenageado agradeceu a solidariedade de todos, da sua esposa, que acompanha seus passos, dos filhos e da cidade, por tudo que lhe concedeu até hoje.

Ainda em seu discurso, Lauro Wanderley declarou que, a partir de agora, tem um compromisso muito mais forte de honrar tudo o que está recebendo. O cardiologista aproveitou o momento para agradecer a homenagem ao propositor, vereador Damásio Franca, e a toda família Franca, especialmente “o saudoso e grande amigo Damásio Franca, que foi um político honesto e um homem público respeitado”.

Lauro Wanderley recebe elogios de amigos e familiares

Além do vereador Damásio Franca e do médico Lauro Wanderley, a mesa da solenidade foi composta pelo vereador Leo Bezerra (PSB), que secretariou os trabalhos; pelo diretor Norte/Nordeste da Unimed, o médico Reginaldo Tavares; pelo ex-prefeito da Capital, Chico Franca (pai do vereador Damásio); pelo ex-reitor da UFPB e ex-secretário de Estado, Bráulio Ramos Borba; e pelo ex-deputado Gilvan Freire.

Reginaldo Tavares destacou o grande médico, homem humano e solidário que é Lauro Wanderley. Já Gilvan Freire disse que o cardiologista ainda é um dos raros médicos da família que dedica, até hoje, sua vida para atender as pessoas. A irmã do homenageado, Rosa Wanderley, disse que estava orgulhosa do médico e que ele era seu porto seguro e seu ombro amigo, em todos os momentos da vida.

Comentários