Escola de JP é única do Nordeste a ficar entre as três primeiras em competição nacional

0
54

Após cinco dias de competição, os alunos da Escola Municipal Apolônio Sales, localizada no bairro Cruz das Armas, conquistou o 3º lugar na Competição Brasileira de Robótica (CBR), categoria Dança com Robô, que foi realizada na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Na mesma categoria a Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima, no bairro Funcionários II, conquistou o 4º lugar. O 1º e 2º lugares ficaram com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. As modalidades fizeram parte da Competição Latino-Americano de Robótica (Larc).

A Apolônio Sales apresentou o tema “Paraíba, terra de encantos e contos: eita terra boa”. Seis robôs mostram a cultura paraibana e os pontos turísticos como o Parque dos Dinossauros em Sousa.

“O nível este ano estava altíssimo. Nós trouxemos uma mala de tecnologia nos nossos conhecimentos. Estamos na expectativa do número de vagas para o mundial da Alemanha que será anunciada em janeiro. Caso sejam três vagas iremos para o nosso terceiro torneio a nível mundial”, falou com alegria o monitor de informática Thales Albuquerque.

Já na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), das 2.533 equipes que disputaram as seletivas regionais e estaduais, a escola da rede municipal Frei Afonso conquistou o 14º e 16º lugar e a Fenelon Câmara ficou em 21º lugar, na categoria Resgate Line, sendo as melhores equipes mais bem classificadas da Paraíba.

Na categoria Resgate Maze a Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima conquistou o 6º lugar e a Antônia do Socorro Machado ficou em 8º lugar.

Menção Honrosa – apesar de não ter conquistado o primeiro lugar a equipe Educdance, da escola Moema Tinoco, foi premiada com uma menção honrosa como o melhor projeto na categoria de dança. “Quando escutamos o anuncio de nossa escola ficamos bastante emocionados. Isso é uma prova de que nosso trabalho está no caminho certo. Infelizmente tivemos algumas falhas durante a apresentação, mas faz parte da competição”, disse o monitor de informática Josimar Bertoldo Belo.

Já categoria do Resgate Maze a escola Antônia do Socorro Machado recebeu a menção honrosa como melhor projeto.

Comentários