Vereadora solicita campanha contra acidentes no trânsito

0
73

A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) solicitou da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a realização de campanhas de conscientização contra acidentes no trânsito. A parlamentar enfatizou os altos índices de acidentes envolvendo motociclistas no Brasil e na Paraíba, de acordo com o Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS).

Segundo Eliza Virgínia, a Paraíba ocupa o 12º lugar no ranking nacional de mortes em decorrência de acidentes de trânsito com motocicletas. “No Brasil, a taxa de mortalidade é de 6,3 mortes por 100 mil habitantes, enquanto na Paraíba esse número aumenta para 9,1”, ressaltou a vereadora os índices referentes ao ano de 2012.

“O Ministério da Saúde realiza algumas propostas tentando reverter esses números, como tornar obrigatória a apresentação da habilitação na hora da compra da motocicleta. Mas isso é só paliativo, quando o que temos que fazer é uma grande campanha de mobilização para salvar vidas no nosso Estado”, sugeriu a parlamentar.

Para Eliza Virgínia, é preciso mobilizar os órgãos competentes, como o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), para que realizem campanha educativa para orientar, principalmente, os motociclistas a circularem com prudência.

“Temos que realizar uma campanha educativa para salvar a vida dos motociclistas, pois quando começamos a observar os motivos dos acidentes, vemos que são justamente por imprudência dos que conduzem as motos. Temos que preservar a vida, nos guardar e guardar a vida de quem está ao nosso redor”, enfatizou a vereadora.

Comentários