‘Ponte do Baralho’ corre risco de desabar e Prefeitura de Bayeux prepara o projeto ‘Parque dos Manguezais’

0
530

A Ponte do Baralho, no bairro do mesmo nome em Bayeux, que por mais de 178 anos foi a principal interligação entre Bayeux e João Pessoa. O local está internado há mais de 20 anos depois que a estrutura de ferro começou a oxidar. Hoje, a Prefeitura de Bayeux tem um projeto para revitalização dos manguezais visando o turismo local, mas devido a condição da ponte a mudança não pode iniciada.

Pensando na melhoria e no desenvolvimento dos moradores do Baralho, as Secretarias de Planejamento e do Meio Ambiente de Bayeux, já iniciaram estudos e elaboração do Parque dos Manguezais. O projeto vai atrair o turismo, gerar emprego e renda e divulgar a cultural e os costumes dos ribeirinhos. Por ser tombada, a ponte passa a ser de responsabilidade do IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“A gente está em estudo e em processo de pesquisa entre o Planejamento e Meio Ambiente. Vamos pedir apoio ao IPHAN já que a ponte é tombada. A construção histórica é de 1840”, explicou Kamila Farias, coordenadora de Projetos da Secretaria de Planejamento de Bayeux.

Conforme a Prefeitura de Bayeux, o projeto só poderá ser dado encaminhamento após a ponte passar por uma reforma da estrutura por parte do Governo do Estado.

Risco de desabar

Os moradores do Baralho estão assustados temendo uma tragédia. A ponte está tomada por ferrugens em sua estrutura e depois do problema de mais de duas décadas, somente é permitida atualmente a circulação de pedestres e ciclistas, visto que com tráfego de veículos automotores, a estrutura da ponte poderia desmoronar.

 

Comentários