Lira parabeniza paraibano que toma posse no TSE

0
66

A partir desta terça-feira (27), Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, terá mais um representante ocupando cargo de destaque no cenário nacional. Trata-se do paraibano Herman Benjamin, que toma posse às 19h desta terça-feira (26) como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como paraibano, também nascido no Sertão, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) parabenizou Herman Benjamin por sua posse como membro efetivo do TSE e desejou sucesso ao ministro na nova missão. Lira disse que a Paraíba está orgulhosa em ter mais um filho ilustre brilhando no cenário nacional.

O senador disse que acredita plenamente que Herman Benjamim desempenhará com muita competência a nova missão no TSE, dando grande contribuição para o trabalho da Corte. Concordando com o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, o parlamentar paraibano enfatizou que o novo ministro irá agregar valor à Corte Eleitoral, como já fez na condição de membro substituto.

Raimundo Lira observou que o ministro Herman Benjamin é um experimentado juiz e uma pessoa com uma vasta experiência acadêmica e internacional, tendo uma visão multifacetada, plural e internacional.

Paraibanos de destaque – Raimundo Lira lembrou que a Paraíba sempre teve grandes homens ocupando posições de destaque no cenário nacional. Ele citou como exemplo o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, que assumiu a vaga de Ministro na Corte em dezembro do ano passado.

Além de Vital do Rego e Herman Benjamim, também integraram o seleto grupo de paraibanos, José Américo, que foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União em 1934; e Epitácio Pessoa, que além de Presidente da República, presidiu o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal – STF.

O ministro Herman Benjamin ocupará cadeira no TSE com mandato que prosseguirá até 2017. Ele vai assumir a vaga do ministro João Otávio de Noronha, que assumiu como ministro da Corte eleitoral em 2013. O novo ministro foi eleito em maio passado, pelo colegiado do STJ, para ocupar a vaga aberta com a renúncia do ministro Humberto Martins, que assumiu a corregedoria do Conselho de Justiça Federal (CJF).

O ministro Herman Benjamin compõe o Superior Tribunal de Justiça desde 6 de junho de 2006. Nascido na cidade de Catolé do Rocha (PB) em 13 de novembro de 1957, Benjamin se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e finalizou o mestrado pela University of Illinois College of Law, em 1987. Foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, promotor e procurador de Justiça.

O ministro atua também como professor universitário desde 1983. Em junho de 2014, o ministro Herman Benjamin ingressou no TSE como membro substituto.

Assessoria de Imprensa

Comentários