Vereador Damásio Franca presta conta da Frente da Acessibilidade na CMJP e trabalho resultou em 10 Leis e diversas ações

0
144

O vereador de João Pessoa, Damásio Franca (PP), fez uma prestação de contas dois anos de atuação como presidente da Frente Parlamentar da Acessibilidade da Câmara Municipal da Capital nesta terça-feira (23). No discurso, o parlamentar lembrou das atividades da Frente e ações desenvolvidas por uma João Pessoa mais acessível e inclusiva.  Conforme o vereador, nesse período, dez projetos de Lei foram aprovados e sancionados, além de requerimentos aprovados e diversas fiscalizações foram realizadas em espaços públicos de João Pessoa.  Damásio Franca integra a Frente de Mobilidade Urbana.

“Foram criadas dez leis municipais que contemplam a temática da Acessibilidade, demonstrando o trabalho da Frente em prol da pessoa com deficiência. Além disso, durante a atuação da frente, constatou-se que muitos dos problemas relatados necessitam da atuação firme do município. Sendo assim, solicitamos o encaminhamento do relatório ao Poder Executivo para que adotem providências nas áreas da Educação, Saúde e Administração”, explicou o vereador.

Damásio comentou que destinou R$ 205 mil em emendas para a criação do Parque da Acessibilidade de João Pessoa, além da elaboração de Lei como instalação de cadeiras de rodas nas escolas, legendas nos cinemas e tradutores de libras em teatros.

“A Frente Parlamentar, durante seu período de funcionamento, atuou em parceria com instituições inclusivas instituídas no município, que envolve diversos atores (políticos, especialistas, técnicos, sociedade civil, entidades ligadas ao segmento e conselhos representativos da pessoa com deficiência) e facilitou a dinâmica de inclusão e acessibilidade. A Frente possibilitou que seus membros vivenciassem as dificuldades e lutas diárias de pessoas que só querem uma cidade igualitária e acessível, com o cumprimento de leis vigentes e a elaboração de novas leis que se adequem atual realidade urbana”, comentou o vereador.

O vereador Bruno Farias parabenizou Damásio pelo que chamou de “belo trabalho” desenvolvido pelo parlamentar à frente da presidência da Frente. “Certamente essa foi uma das mais exitosas, das mais dinâmicas Frente do 1º biênio, tendo vossa excelência como presidente, sempre fazendo provocações para que nós nos mobilizássemos para visitarmos lugares de João pessoa, que precisam de um olhar mais cuidadoso. Tenho certeza que esse belo resultado dos frutos da Frente haverá de ser modelo a ser copiado nesse 2º biênio” falou.

Já o vereador Carlão disse que o trabalho desempenhado pela Frente “foi brilhante” por ter feito encaminhamentos e preocupação específica da acessibilidade. “Seu trabalho foi brilhante e está sendo. É uma das bandeiras que o senhor vem desempenhado muito bem. Parabéns pelo seu mandato defender essa bandeira tão importante.

“Foi muito importante fazer parte da Frente onde buscamos melhoria para todas as pessoas. Sabemos que a acessibilidade é uma situação gravíssima. Parabéns a nossa equipe porque cada pessoa que dar as mãos para lutar pelos outros é uma corrente de ação, e isso foi o que fizemos”, frisou a vereadora Helena Holanda.

O vereador Milanez Neto, líder da situação da CMJP, parabenizou Damásio Franca que, para ele, “vem fazendo um belo trabalho dando exemplo de garra, trabalho e participação efetiva no plenário da casa e tem construído um resultado importante da sua forma de ser”.

Integraram a Frente Parlamentar da Acessibilidade os vereadores Damásio Franca ( presidente), Helena Holanda (vice-presidente), Bruno Farias, Leo Bezerra, Tibério Limeira e Thiago Lucena.

Comentários