Renata Arruda lança CD autoral com ritmos da cultura nordestina

0
77

Depois de uma maratona para preparar o repertório, ensaios, arranjos e gravações, a cantora e compositora Renata Arruda está lançando o cd e gravando DVD intitulado “Nordeste In Natura” neste domingo (28) em João Pessoa no Centro Cultural Casa da Pólvora as 16h. Evento Gratuito.

O disco autoral incorporou em sua linguagem os tambores, as congas, as alfaias, os ganzás e os pandeiros. O pisado do coco, o grito do maracatu, o bailado das yabás, a felicidade do Mateus e a simbologia da “Calunga”, são os “motes” desse novo trabalho de Renata Arruda em parceria com a sua amiga Paola Tôrres, médica, cordelista e escritora. Essa amizade, é quase um “folguedo”, assim ambas definem os encontros regados a muita música e rodas de cantoria.

Com uma banda vigorosa e antenada no moderno cenário musical brasileiro, Renata gravou este novo trabalho regado a muitos ritmos dançantes e é referendada, com as participações especiais de mestres do nosso cancioneiro como: Chico César, Elba Ramalho e Ney Matogrosso. Além da doce participação de artistas atuantes na música da Paraíba como Meire Lima e da premiada cantadora de coco, Vó Mera.

Para ela, também foram inesquecíveis as cirandas ouvidas nos veraneios passados na Praia do Janga, assim como as quadrilhas “puxadas por seu avô” nos pátios da fazenda nas noites de São João. Renata Arruda, atualmente radicada em sua cidade natal, João Pessoa, tem suas raízes fincadas lá no interior da Paraíba.

O CD Renata Arruda “Nordeste In Natura” é patrocinado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apresentando um recorte do Nordeste resgatando o prazer genuíno de cantar e festejar os ritmos e crenças.

A artista 

Cantora, compositora e poetisa, Renata Arruda, nascida na Paraíba, cantou e foi influenciada ao longo de sua carreira por vários compositores nordestinos, entre eles, Chico César, Jackson do Pandeiro, Zé Ramalho, Luís Ramalho, Vital Farias, Dominguinhos, Luís Gonzaga, Nando Cordel e Lenine, entre outros, alguns dos quais, ainda hoje, são seus amigos.

Lançou oito CDs,“Traficante de Ilusões” (1993), “Renata Arruda” (1996), “Um do outro” (1999), “Por Elas e Outras” (2003), “Pegada” (2005), “Deixa” (2008), “Roda de samba” (2013) e “Marcas e sinais” (2014), que deu origem ao DVD homônimo, o segundo de sua carreira. Antes, ela tinha lançado o DVD “Pegada” (2005). Publicou o livro de poesias “Nua” (2016), que inclui CD e DVD, com participação de vários artistas.

Comentários