Unimed João Pessoa é a primeira do Nordeste a receber selo de qualidade do Cofen

0
154

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que pertence à Unimed João Pessoa recebeu, nesta quinta-feira (17), mais uma certificação: o Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que atesta a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes. A entidade que possui um quadro de 777 profissionais de enfermagem, saiu na frente a nível regional, sendo a primeira do Nordeste a obter esse título. Em todo o país apenas três hospitais possuem o selo do Cofen.

Para conquistar o Selo de Qualidade do Cofen, a enfermagem foi avaliada em seis dimensões, que englobam todos os setores do hospital: ações gerenciais sistêmicas; estrutura organizacional; aspectos operacionais; infraestrutura; gestão de pessoas; e responsabilidade ambiental.

O título foi recebido, após uma avaliação criteriosa do Conselho dentro do Hospital. A última visita técnica ocorreu terça (15) e quarta-feira (16), quando os avaliadores do Cofen fizeram uma minuciosa análise, que englobou desde a estrutura do hospital até as ações de humanização.

O resultado foi positivo. A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Renata Ramalho, fez o anúncio da conquista do selo, logo após ler a ata final de avaliação. “Comemorem! Vocês alcançaram a marca de 94,81% de conformidade. Sintam-se prestigiados, vocês são os primeiros na Paraíba e no Nordeste a receberem o selo. Parabéns!”, disse.
O selo faz parte do Programa Nacional de Qualidade do Cofen. Além do hospital, cada um dos enfermeiros e técnicos de enfermagem recebem uma certificação individual.

“Somos um time vencedor, uma grande família”, comemorou o gestor de Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa, Norberto de Castro Nogueira Filho, logo após o anúncio da conquista do selo. Ele disse que esse reconhecimento consolida ainda mais o trabalho realizado nos hospitais próprios da Unimed João Pessoa. “O desafio é cada vez maior. Todos os nossos profissionais de enfermagem se esforçam para atender cada vez melhor os nossos clientes”, destacou.

A gestora clínica de serviços hospitalares, Alexandrina Lopez, parabenizou todos os profissionais envolvidos na conquista do selo. “Essa conquista é muito importante para todos nós. Cumprimos uma missão honrosa em sermos o primeiro hospital do Sistema Unimed a ter essa conquista. Nunca tive dúvidas que conseguiríamos”, afirmou.

ENTENDA COMO FUNCIONA

Para conquistar o Selo de Qualidade do Cofen, a enfermagem foi avaliada em seis dimensões, que englobam todos os setores do hospital: ações gerenciais sistêmicas; estrutura organizacional; aspectos operacionais; infraestrutura; gestão de pessoas; e responsabilidade ambiental.

Projetos de humanização tiveram um peso relevante para conquista. Um deles foi o Brinquedo Terapêutico, uma das iniciativas que contam com a equipe de enfermagem. De maneira lúdica, os profissionais explicam a criança a importância do tratamento e torna a internação um processo mais tranquilo.

As práticas para segurança dos pacientes também pesaram no resultado. O transporte seguro – que inclui tanto o transporte físico quanto a troca de informações sobre o prontuário – e a identificação correta para administração de medicamentos são exemplos de duas ações cotidianas dos profissionais do Hospital Alberto Urquiza.

CERTIFICAÇÕES

Além do Selo de Qualidade do Cofen, o Hospital Alberto Urquiza tem diversas outras certificações. Uma delas é a Acreditação com Excelência, o nível mais alto das certificações nacionais concedidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Alberto Urquiza é o único do Estado a ter este selo.

Mas, a instituição está dando um passo ainda mais alto: está buscando a certificação Canadense, um selo internacional que atesta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança na saúde, utilizando normas e práticas aprovadas e adotadas nos melhores centros de saúde do mundo.

É mais qualidade e garantia de um atendimento de excelência para os clientes da Unimed João Pessoa.

Comentários