Site criado na PB simplifica informações sobre deputados federais

0
40

Além da crise política do governo Dilma Rousseff, outro assunto recorrente quando o assunto é política é o grupo de pautas polêmicas votadas na Câmara dos Deputados, conduzidas pelo presidente Eduardo Cunha. Mas você sabe se seu deputado federal está votando de acordo com os seus interesses?

No site “Quem me representa?” é possível votar pautas como redução da maioridade penal, financiamento privado de campanha e a emenda de terceirização para testar sua compatibilidade de ideias com deputados eleitos. O site foi criado por alunos da Universidade Federal de Campina Grande.

O questionário cruza os registros das votações na Câmara e pede sua opinião. Assim, ele monta em tempo real um ranking de afinidade entre eleitor e deputado, mostrando se o seu escolhido está em sintonia com o que se esperava.

O sistema calcula ainda uma porcentagem de compatibilidade, indicando quais foram os votos iguais e divergentes em cada pauta — são excluídas as abstenções. Caso o deputado não tenha participado de alguma das votações, ela também é excluída do resultado final. Buscar deputados específicos para comparação também é possível.

“Muita gente se surpreendeu com a votação do seu deputado nas pautas mais polêmicas e não tinha nenhuma ferramenta que o eleitor pudesse visualizar e acompanhar facilmente o andamento da Câmara”, conta Andryw Marques, um dos idealizadores do projeto. “Nosso objetivo no evento é sempre criar algo relevante e útil para a sociedade envolvendo dados públicos”

Origem

O projeto foi desenvolvido por Andryw Marques, Nazareno de Andrade, João Arthur e Igleson Freire no 3º Hackfest Analytics, promovido pelo Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande. O evento reúne de 20 a 30 pessoas por edição para criar novas ferramentas para análise de dados em um fim de semana. O próximo está marcado para o fim de agosto.

De lá também saiu o projeto House of Cunha, que usa os mesmos dados de votação de deputados para posicioná-los como oposição ou situação em relação aos interesses do presidente da Câmara.

Através do “Cunhômetro”, é possível visualizar quais deputados certamente contribuirão para que os projetos de Eduardo Cunha sigam adiante e quais certamente votarão contra. No topo do Cunhômetro estão Waldir Maranhão (PP), Takayama (PSC) e Celso Jacob (PMDB). Os que mais discordam são Ivan Valente (PSOL), Carmen Zanotto (PPS) e Augusto Carvalho (Solidariedade).

quem-me-representa

Comentários