Desfile de 7 de setembro em João Pessoa reúne 7,5 mil civis e militares

0
73
(Foto: Krystine Carneiro/G1)

Após a revista das tropas, às 8h, e o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de João Pessoa, às 8h20, teve início o desfile cívico-militar na capital. De acordo com 1º Grupamento de Engenharia do Exército, que coordena o evento, 274 veículos e cerca de 7,5 mil pessoas, entre militares e civis, devem participar do desfile na Avenida Duarte da Silveira.

A revista das tropas militares foi feita pela vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, e pelo comandante do 1º Grupamento de Engenharia, general de brigada Marcos José Pupin. Em seguida, houve o hasteamento das bandeiras, no pátio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

A pedagoga Anaí Melo, de 45 anos, já costumava ir ao desfile cívico-militar da Independência mesmo antes de casar com o militar Valberto Melo, de 47 anos. Hoje, eles fazem questão de levar a filha, Zaíra, de 10 anos, que aguardava ansiosa o início do desfile na Duarte da Silveira.

“Acho importante desde cedo incentivar a criança a ter orgulho pela pátria e a prestigiar essas categorias que lutam por nós nas ruas todos os dias”, comentou Anaí. Para Zaíra, a única reclamação foi ter chegado em cima da hora e não ter conseguido um lugar melhor para assistir à solenidade. “Preferia a arquibancada. Próximo ano, vamos acordar de 5h”, disse a menina.

O desfile começou com destacamento de tropas federais; tropas estaduais; órgãos de segurança pública estaduais e municipais; grupos de portadores de necessidades especiais; escolas; e entidades de classe.

Segundo o Exército, as forças de segurança do estado são representadas pelo próprio Exército Brasileiro, pela Marinha, pelas polícias Militar e Civil, pelo Corpo de Bombeiros, pela Guarda Municipal de João Pessoa, por alunos do Colégio Militar do Recife e por cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras.

Das Forças Armadas, vão desfilar cerca de 600 militares e 40 equipamentos e viaturas. O Corpo de Bombeiros informou que vão desfilar 370 bombeiros, divididos em três pelotões. Também desfilam, pelos bombeiros, 24 viaturas, cães de resgate e crianças das ações sociais do órgão. Segundo o exército, vão desfilar 21 escolas e 16 entidades de classe.

G1

Comentários