Por aclamação, senador paraibano Raimundo Lira assume a liderança do PMDB no Senado Federal

0
32

O paraibano Raimundo Lira foi escolhido na noite desta terça-feira (4) como o novo líder da bancada do PMDB no Senado Federal. A escolha se deu por aclamação, até porque nenhum outro membro da bancada peemedebista, que é a maior do Senado, se habilitou para concorrer com o paraibano.

O senador paraibano vai substituir Renan Calheiros (AL), parlamentar que recentemente se posicionou contra o presidente da república Michel Temer e contra a reforma trabalhista.

Lira avaliou que a reforma trabalhista encaminhada para o Congresso Nacional é “questão resolvida” e será aprovada. “Por se tratar de projeto de lei simples [que necessita de menos votos]. Do ponto de vista da maioria, está bem encaminhado.”

Lira ainda não soube precisar quantos correligionários vão votar a favor da proposta. “Não assumi de fato, politicamente, a liderança, do ponto de vista administrativo, de gestão. Só amanhã”, declarou.

O PMDB é o partido com a maior bancada do Senado Federal: 22 integrantes entre os 81 senadores.

Lira afirmou que não deverá entrar em polêmicas como seu antecessor, defendendo o posicionamento da maioria da bancada, sem massacrar dissidentes. “O PMDB é um partido plural. Temos que ter sempre a convicção de que não vamos liderar uma bancada com pensamento único. Nosso objetivo é harmonizar a bancada, e em todos os momentos, refletir a maioria”.

O senador saiu em defesa do antecessor, declarando: “Temos que respeitar Renan. É um dos senadores de maior prestígio da Casa. Agora, no momento em que ele estava desconfortável com a liderança, por não representar a maioria, foi a razão pela qual saiu.”

“Eu acho que é um nome que sistematiza a variedade de correntes do PMDB. Ele pode muito bem desempenhar esse papel, que é relevante para o Brasil”, avaliou Renan.

Quem também se mostrou satisfeito com a escolha foi o presidente nacional do partido e líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR). Para ele, a escolha de Lira demonstrou “a maturidade da bancada”.

“O senador Raimundo Lira foi aclamado líder, eleito por unanimidade, e, portanto, com todas as condições de conduzir bem a bancada nessa transição, nesse desafio que o país está enfrentando”, afirmou.

Comentários