Assembleia Legislativa debate nesta terça construção de presídio federal em Bayeux, na Grande João Pessoa

0
64

Moradores de Bayeux se preparam para participar nesta terça-feira (13), na A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) de uma Audiência Pública, de autoria do deputado estadual João Gonçalves, com objetivo de avaliar e discutir a “Construção e instalação de Presídio Federal” no município de Bayeux. A audiência será realizada a partir das 14h, no Plenário Deputado José Mariz.

A Polêmica em torno da construção do presidio na cidade, tomou conta das redes sociais e vem repercutindo em todo estado. O governador Ricardo Coutinho já se posicionou contra a construção. Integrantes do grupo de whatsapp “Polêmica Bayeux” estão se organizando para participarem do evento com cartazes e faixas, e a maioria dos integrantes do grupo que possui 256 participantes, se declara contra a construção do presídio.

O prefeito Berg Lima se mostrou empolgado com a possibilidade de ter um presídio na cidade e até fez uma visita ao presídio federal de Mossoró-RN, para avaliar o funcionamento. Uma enquete que está sendo realizada através do site da prefeitura, mostra que a maioria da população de Bayeux está opinando favorável a construção do presídio federal, em um terreno localizado nas proximidades do aeroporto.

Pelo menos no site da Prefeitura do Município, que contrariando todos os protestos apresenta parcial de 75% é a favor da unidade penitenciária, 24% se posiciona contrária e 1% se coloca indiferente em relação ao assunto.
Porém, o “Fórum Popular NÃO ao presídio em Bayeux” ameaça acionar o Ministério Público da Paraíba para investigar possível manipulação dos dados da enquete realizada no site oficial.

No início do mês, a Prefeitura de Bayeux promoveu uma audiência pública para debater o tema. Na oportunidade, o representante do Ministério da Justiça, Felipe Abath, havia dito que Bayeux atende a requisitos do Departamento Penitenciário e que por isso foi pré-selecionada para receber a nova unidade prisional.

“A portaria 98 de 2017 elenca os requisitos técnicos que uma cidade tem que atender para ter um presídio federal. Bayeux atendeu na totalidade, por conta da localização, perto do aeroporto, fácil escoamento e logística”, pontuou.

Comentários