Vereador apresenta voto de aplauso aos agentes de limpeza urbana de João Pessoa pelo Dia do Gari

0
70

O vereador Damásio Franca (PP) apresentou um Voto de Aplauso parabenizando os profissionais da limpeza pública de João Pessoa pela passagem do Dia do Gari, comemorado nesta terça-feira (16).

De acordo com o texto apresentado pelo vereador, eles [os garis] têm um papel fundamental para o bem estar da população pessoense, pois são encarregados de recolher o lixo, limpar e varrer as ruas das cidades, parques e praças, diminuindo os riscos de enchentes e a proliferação de bichos e doenças.

“São profissionais dedicados que muitas vezes sofrem com as intempéries e ainda assim buscam realizar seu trabalho da melhor maneira, deixando sempre a cidade limpa. Meu agradecimento àqueles que trabalham com afinco e respeito aos habitantes de João Pessoa. Parabéns aos funcionários da Emlur que atuam diretamente no serviço de limpeza urbana da importância da sua existência e do seu trabalho pela nossa população”, adiantou o vereador.

Mas por que Gari?

A profissão de gari surgiu no tempo do Império, no Rio de Janeiro, quando um empresário chamado Pedro Aleixo Gary foi contratado para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade. Os empregados dele, responsáveis pela coleta e remoção do lixo, ficaram conhecidos como “garis”. Gary trabalhou pouco mais que uma década nessa atividade, mas seu legado está presente até os dias de hoje.

Comentários