Defesa Civil de JP recebe trotes do mesmo número de telefone há sete anos e faz alerta

0
27

A Defesa Civil de João Pessoa disse nesta segunda-feira (20) que recebe trotes do mesmo número de telefone há sete anos. A informação é do órgão, que se queixa do elevado número de trotes registrados recentemente, mas não divulgou a quantidade dessas ligações com ocorrências falsas.

Segundo a Defesa Civil, além de criminosa, a prática prejudica o acesso da população ao órgão, já que as linhas telefônicas permanecem ocupadas durante longo período de tempo.

De acordo com informações do Centro de Operações da Defesa Civil, os números têm DDD da Paraíba e alguns deles adotam essa prática há alguns anos. A chefia do órgão ressalta que há registros de um número que liga há sete anos e que houve uma quantidade elevadíssima na frequência dos trotes nos últimos 15 dias.

O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, informou que o órgão vai acionar a Justiça para tomar as medidas cabíveis e ressaltou como a prática gera grande prejuízo a toda a população. “Os números estão sendo identificados e vamos levar o caso ao jurídico da Prefeitura, para quebrar o sigilo e adotar uma forma de inibir essa prática legalmente”, afirmou.

A chefia do Centro de Operações da Defesa Civil ressaltou que os trotes podem gerar um prejuízo inestimável à população, já que se trata de um serviço essencial. No momento de urgência e emergência as linhas podem estar bloqueadas, já que a origem da ligação pode prender a linha. A chefia ressalta que a vida e a segurança de alguém podem estar em jogo. No caso de um incêndio ou acidente há a necessidade de interdição e o órgão fica incapacitado de dar assistência.

Conforme consta no Art. 266 do Código Penal, “interromper ou perturbar o serviço telefônico” é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa; o artigo se enquadra em qualquer caso e vítima.

A Defesa Civil é um órgão da Prefeitura Municipal de João Pessoa responsável pelo planejamento, articulação e coordenação de todas as ações de proteção e defesa civil, nos períodos de normalidade e anormalidade no município de João Pessoa. Atende nos telefones fixos 3218-6146, 3222-2063 (das 8h às 14h) e 0800 285 90 20 (24 horas).

Comentários